Publicidade

SpaceX vai explodir um foguete no lançamento — e de propósito

Por| 10 de Janeiro de 2020 às 18h40

Link copiado!

Flickr/SpaceX
Flickr/SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Mais um foguete da SpaceX deve explodir em pleno ar na semana que vem, mas desta vez de propósito. A companhia tem um teste programado para o sábado (18) que faz parte de exigências da NASA para permitir que a companhia privada ofereça voos tripulados à Estação Espacial Internacional (ISS) na espaçonave Crew Dragon. A SpaceX está chamando o teste de “desmontagem rápida programada”.

O experimento serve para demonstrar se o sistema de escape de emergência da Crew Dragon funciona caso haja problemas com um lançamento real. É mais um teste de abortagem de lançamento, que deveria ter ocorrido nesta semana, na verdade, mas acabou adiado para permitir “tempo adicional para o processamento da espaçonave”, segundo a NASA.

O lançamento vai acontecer no Kennedy Space Station, que fica no Cabo Canaveral, Flórida. Espera-se que, após 88 segundos, os motores SuperDraco afastem a Crew Dragon para uma distância segura, enquanto o foguete Facon 9 deve explodir em pleno ar a 31 km do local de lançamento. Os engenheiros esperam que o foguete se consuma em chamas enquanto cai no oceano. Caso contrário, pode ser que o impacto com a água cause uma explosão ainda maior por conta do combustível remanescente.

Continua após a publicidade

Posteriormente, a SpaceX pretende recuperar os detritos do foguete no oceano. Esta será a segunda vez que a empresa vai fazer um teste de desmontagem rápida, mas a primeira em que a explosão será proposital. Em novembro do ano passado, um protótipo do foguete Starship explodiu durante um teste em solo.

O teste da próxima semana será transmitido ao vivo no webcast da SpaceX. O evento está marcado para o dia 18 de janeiro, às 10h (em Brasília).

Fonte: TheNextWeb