Publicidade

SpaceX realiza três lançamentos em pouco mais de 36 horas

Por| Editado por Rafael Rigues | 20 de Junho de 2022 às 15h15

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

A SpaceX realizou uma sequência de três lançamentos bem-sucedidos em pouco mais de 36 horas, começando no dia 17 e terminando neste domingo (19). A empresa colocou em órbita um novo lote de satélites Starlink e outros de imageamento terrestre e de comunicação.

O primeiro lançamento foi realizado a partir da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Um foguete Falcon 9 decolou por volta das 12h09 (horário local), colocando 53 satélites Starlink na órbita da Terra. O primeiro estágio completou seu 13º voo ao pousar no navio “A Shortfall of Gravitas”.

Continua após a publicidade

Já no dia seguinte, por volta das 10h19 do horário local, outro Falcon 9 decolou da plataforma 4E da Base da Força Espacial dos EUA em Vandenberg, na Califórnia. O lançador colocou em órbita o satélite de imagens de radar SARah-1, da europeia Airbus, que será um substituto do sistema SAR-Lupe.

A SpaceX não forneceu detalhes sobre a operação, mas militares alemães confirmaram a entrega do satélite de 4 toneladas e o primeiro contato bem-sucedido. O Falcon 9, que já havia lançado duas missões do National Reconnaissance Office (NRO) no início do ano, pousou em Vandenberg.

Enquanto isto, o terceiro lançamento aconteceu às 00h27 deste domingo a partir da plataforma 40 da Estação da Força Aérea dos EUA em Cabo Canaveral, na Flórida. A carga útil informada foi o Globalstar FM15, um satélite de comunicação de 700 kg operado pela Globalstar.

Continua após a publicidade

No entanto, uma sequência de três queimas do primeiro estágio deu a entender que existiriam outras cargas úteis. Em um vídeo da SpaceX, após a implantação do satélite, aparece algo semelhante a um adaptador de carga. Pode ser que o foguete tenha levado mais cargas ou que elas foram canceladas antes do lançamento.

Em maio, Dace Kagan, executivo-chefe da Globalstar, disse que a empresa planejava lançar o satélite como parte dos planos do novo conjunto de satélites encomendados no início deste ano. Após a entrega do Globalstar FM15 a empresa confirmou que a unidade estava funcionando.

Continua após a publicidade

A Globalstar informou que a maior parte do custo de desenvolvimento do satélite, bem como o lançamento em si, foi pago por um cliente não divulgado, que também financia a produção de quase todos os 17 novos satélites Globalstar encomendados à empresa canadense MDA em fevereiro.

Fonte: Via SpaceNews