Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX lançará foguete espacial para testar tecnologia computacional no espaço

Por| 11 de Agosto de 2017 às 11h15

Link copiado!

SpaceX lançará foguete espacial para testar tecnologia computacional no espaço
SpaceX lançará foguete espacial para testar tecnologia computacional no espaço
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX está trabalhando em conjunto com a NASA e com a HP Enterprise para lançar na próxima segunda-feira (14) um foguete que deverá levar um supercomputador para a Estação Espacial Internacional (ISS). Chamado de Spaceborne Computer, o computador foi projetado e desenvolvido pela HP e será muito importante para o desenvolvimento da tecnologia computacional durante os próximos anos no espaço.

A missão terá como objetivo realizar testes e comprovações para determinar até que ponto é possível trabalhar com este tipo de tecnologia em condições espaciais, diferentemente do que acontece na Terra. Atualmente, a maior parte do trabalho em relação a missões espaciais e tarefas no espaço é realizada por computadores na Terra, o que impede de proporcionar a melhor solução possível para as atividades, comprometendo a produtividade e até mesmo os resultados. Até o momento, os cientistas e desenvolvedores não conseguiram proporcionar uma solução ideal para utilizar supercomputadores nas circunstâncias que o espaço requer.

Com a missão, os pesquisadores poderão realizar descobertas sobre como melhorar o rendimento da tecnologia no espaço. As informações coletadas atualmente sofrem com a alta latência e com uma comunicação pesada e menos confiável, visto que são realizadas de uma base terrestre. Ao transferir essa base de comunicação para o espaço, os computadores terão menos obstáculos e trabalharão com melhor eficiência.

Continua após a publicidade

"O experimento com a Spaceborn Computer não somente nos mostrará o que necessitamos fazer quanto a computação avançada no espaço, mas também proporcionará descobrimentos sobre como melhorar o rendimento da tecnologia na Terra e afetará potencialmente as outras áreas de inovação tecnológica", explicou a HP. O Spaceborn Computer trabalha com uma versão adaptada do Linux e conta com um sistema de refrigeramento líquido desenvolvido especialmente para a missão. A HP também trabalhou em um software que pode se adaptar às condições ao redor para que o computador continue funcionando.

O lançamento do foguete da missão liderada pela SpaceX ocorrerá na famosa base de Cabo Canaveral, localizada no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Fonte: Hipertextual