SpaceX lança terceiro lote de satélites Starlink em menos de uma semana

SpaceX lança terceiro lote de satélites Starlink em menos de uma semana

Por Wyllian Torres | Editado por Rafael Rigues | 18 de Maio de 2022 às 11h40
SpaceX

A SpaceX lançou nesta quarta-feira (18) um novo lote com 53 satélites Starlink. A decolagem do foguete Falcon 9 ocorreu por volta das 07h59 (horário de Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy (KSC) da NASA, na Flórida, marcando a terceira missão Starlink em menos de uma semana e a 21ª só neste ano.

Desde o começo deste ano, a SpaceX tem mantido um ritmo histórico de reutilização dos seus foguetes Falcon 9, lançando uma missão por semana (uma média de 6,9 dias, para ser mais exato). Nesta missão, intitulada Starlink 4-18, foi usado o primeiro estágio B1052, em seu quinto voo.

Logo após o lançamento, o Falcon 9 realizou uma manobra para atingir uma inclinação de 53,22 graus. Cerca de dois minutos e 34 segundos depois os nove motores do primeiro estágio foram desligados e, em três segundos, os dois estágios se separaram.

O primeiro estágio começou a se preparar para realizar sua descida e navegou por quatro minutos antes de realizar a primeira queima de reentrada, a qual durou 14 segundos, para diminuir a velocidade. O estágio pousou na balsa autônoma "A Shortfall Of Gravitas (ASOG)" posicionada a 636 km da costa, por volta de 8 minutos após a decolagem.

54 minutos e 32 segundos após a decolagem, o segundo estágio liberou os 53 satélites em uma órbita de 304 por 318 km de altitude. Durante as próximas semanas, o funcionamento deles será verificado enquanto se elevam para a órbita operacional de 540 km de altitude.

A recente missão foi a quarta das cinco programadas para o mês de maio. Agora a constelação Starlink tem 2.653 satélites em órbita — mais da metade da primeira geração. A SpaceX planeja lançar outro Falcon 9 no dia 25 de maio para sua quinta missão de compartilhamento de carga.

Fonte: Via NASASpaceflight

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.