Publicidade

SpaceX lança o primeiro foguete a partir da Flórida rumo ao Polo Sul desde 1969

Por| 31 de Agosto de 2020 às 16h40

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX continua realizando lançamentos históricos e superando marcos importantes que demonstram suas capacidades. No último domingo (30), a empresa lançou um de seus foguetes Falcon 9 em órbita polar (ou seja, que gira ao redor da Terra indo de um polo a outro). Foi a primeira vez que um lançamento desse tipo aconteceu na Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Nos Estados Unidos, esse tipo de órbita é lançada na Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia. É que para voar rumo ao Polo Sul a partir da Flórida, um foguete poderia colocar em risco áreas muito povoadas, como Miami e Cuba, caso alguma coisa desse errada. Por isso, a base da Flórida costuma ser usada para lançamentos que sobrevoam o Oceano Atlântico.

Entretanto, incêndios na Califórnia levaram as autoridades responsáveis pelos lançamentos a considerar cada vez mais esse tipo de voo na Flórida. O problema era: o que fazer caso o foguete apresente algum problema nos primeiros minutos de voo? Há várias cidades bem próximas da base de lançamentos, e isso poderia resultar em alguma tragédia. A solução foi escolher o Falcon 9 da SpaceX para um teste, já que a empresa colocou em seu veículo um mecanismo chamado Autonomous Flight Termination Systems (AFTS), que desliga o sistema em casos de emergência.

Continua após a publicidade

Assim, a SpaceX ganhou o direito — e o peso de uma grande responsabilidade — de lançar uma de suas missões de órbita polar a partir da Flórida. Se fosse necessário destruir o foguete no céu, isso poderia ser feito sem apresentar riscos à população em terra. Felizmente, nenhum problema ocorreu, e o satélite argentino SAOCOM (Satélite Argentino de Observación Con Microondas) 1B foi enviado ao espaço com sucesso. Ele terá como principal missão prevenir e combater possíveis desastres naturais.

O Falcon 9 foi lançado às 20h18 (horário de Brasília), e a SpaceX conseguiu recuperar o primeiro estágio nove minutos depois. O pouso controlado aconteceu em terra firme, mesmo que o mau tempo tenha tornado difícil rastrear a descida do booster reutilizável, que completou agora seu quarto voo. No entanto, a SpaceX não fez nenhuma tentativa de pegar as partes da carenagem dessa vez.

Continua após a publicidade

Este foi o primeiro lançamento em órbita polar a partir da Flórida desde 1969, mas é possível que mais missões como essa aconteçam nesta base a partir de agora, já que missões dessa natureza costumam ter margem muito pequena de erro.

Infelizmente a SpaceX não conseguiu superar outra de suas metas, que seria realizar dois lançamentos no mesmo dia. O mau tempo no começo do dia impediu o lançamento dos satélites Starlink, que aconteceriam na mesma base, porém em outra plataforma. A missão ainda será agendada para outra data.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com, The Verge