Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX lança 49 novos satélites Starlink durante primeira missão de 2022

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Janeiro de 2022 às 10h50

Link copiado!

SpaceX/YouTube
SpaceX/YouTube
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX deu início a 2022 com o lançamento de 49 satélites Starlink à órbita, que se juntam a outras mais de mil unidades já lançadas. A missão foi lançada nesta quinta-feira (6) com um foguete Falcon 9, lançado da Flórida, que retornou para pousar em uma embarcação no oceano. Esta foi a primeira missão lançada pela SpaceX em janeiro, com sete planejadas para este mês.

O lançamento aconteceu às 18h49 (horário de Brasília) no Kennedy Space Center. Cerca de nove minutos após deixar a plataforma, o primeiro estágio do foguete Falcon 9 retornou para a Terra e pousou na embarcação “A Shortfall of Gravitas”, marcando o primeiro lançamento e pouso de sucesso neste ano.

Continua após a publicidade

Desta vez, houve uma mudança na trajetória do Falcon 9 — segundo Jessica Anderson, engenheira de produção que participou da transmissão do lançamento, a nova rota foi planejada para aumentar as chances de recuperação do propulsor e da carenagem durante o inverno. Passada uma hora e 20 minutos do lançamento, a SpaceX confirmou em uma publicação no Twitter que os satélites Starlink foram liberados.

Agora, cada um dos novos 49 satélites abrirá seus painéis solares e acionará seus propulsores até chegar à órbita operacional, com altitude de aproximadamente 540 km. Este foi o 34º lançamento dedicado da empresa para expandir sua constelação de satélites, que já chega a cerca de 2 mil unidades em órbita.

Este número continuará crescendo, já que a SpaceX planeja ter até 42 mil satélites no espaço para fornecer internet de alta velocidade e baixa latência a usuários em todo o mundo, mesmo em regiões remotas. A próxima missão da SpaceX será a Transporter 3, que levará ao espaço pequenos satélites de clientes dos Estados Unidos e de outros países. A Transporter 3 está programada para ser lançada no dia 13 de janeiro.

Continua após a publicidade

Abaixo, você confere a transmissão completa do lançamento mais recente de satélites Starlink:

Fonte: Via: Space.comSpaceflight Now