Publicidade

SpaceX firma primeiros acordos para oferecer internet via Starlink em aviões

Por| Editado por Rafael Rigues | 26 de Abril de 2022 às 19h00

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX começou a estabelecer acordos com companhias aéreas para oferecer o seu serviço de acesso à internet Starlink a bordo de voos comerciais ou fretados. Nos últimos dias as empresas Hawaiian Airlines e JSX divulgaram seus planos de usar o serviço para oferecer Wi-Fi gratuito em seus voos — algo em que o interesse que tem crescido bastante nos últimos anos.

Para as companhias aéreas, acesso gratuito à internet é um atrativo indispensável hoje em dia. Outra empresa, a Delta Air Lines, disse que tem realizado testes para explorar o serviço Starlink.

Continua após a publicidade

Esses acordos não pegam ninguém de surpresa. No final do ano passado, Jonathan Hofeller, vice-presidente de vendas comerciais da SpaceX, disse que a empresa estava trabalhando em um produto para a aviação e que estava “em negociações” com diversas companhias aéreas.

O Wi-Fi a bordo de aviões movimenta bilhões de dólares, mas, por enquanto, quem lidera o serviço são as empresas Viasat e Gogo. A longo prazo a OneWeb e Amazon, que têm trabalhado em serviços parecidos com a Starlink, devem aumentar a concorrência.

A Delta tem oferecido acesso à internet para que seus clientes possam enviar mensagens durante o voo. Já a JetBlue estabeleceu o Wi-Fi como um serviço gratuito em seus voos — mas com uma qualidade tão modesta quanto um Wi-Fi gratuito em um shopping.

Continua após a publicidade

A JSX, que já executa testes com o serviço Starlink, pretende oficializar o Wi-Fi em seus voos ainda neste ano, mas a Hawaiian Airlines só deve passar a oferecer o serviço no próximo ano. A empresa afirma que no momento trabalha nos estágios iniciais de implementação.

Fonte: Hawaiian Airlines, Via The Verge