Publicidade

SpaceX fecha contrato com Força Aérea dos EUA para transporte de cargas

Por| 22 de Junho de 2018 às 11h46

Link copiado!

SpaceX fecha contrato com Força Aérea dos EUA para transporte de cargas
SpaceX fecha contrato com Força Aérea dos EUA para transporte de cargas
Tudo sobre SpaceX

Não há dúvidas de que o modelo de negócios da SpaceX, ao reutilizar seus foguetes Falcon 9, faz com que o custo dos envios de satélites de comunicação para a órbita terrestre seja mais acessível até mesmo para nações em desenvolvimento. É o caso do lançamento ocorrido em 11 de maio, quando a empresa auxiliou Bangladesh a lançar seu primeiro satélite graças às políticas de diminuição de custos.

Entretanto, não são todas as entregas de satélites que podem ser feitas a bordo dos Falcon 9; por isso, a SpaceX tem investido no Falcon Heavy, foguete mais potente da atualidade composto por três boosters Falcon 9 e capaz de ofertar maior empuxo no lançamento, subindo em órbita quase 64 toneladas métricas.

O lançamento de estreia do Falcon Heavy se deu em fevereiro e foi extremamente bem-sucedido. E foi justamente pelo sucesso e potência do foguete que a Força Aérea dos Estados Unidos resolveu dar uma carta de confiança a empresa de Elon Musk, contratando seus serviços para levar à órbita terrestre o Space Command-52, com lançamento previsto para 2020. A Força Aérea desembolsará a quantia de US$ 130 milhões para essa operação.

Segundo um comunicado oficial da Força Aérea, a SpaceX está fornecendo ao governo estadunidense "uma solução de lançamento total para esta missão, que inclui a produção de veículos de lançamento, integração de missões e operações de lançamento".

Continua após a publicidade

Gwynne Shotwell, a presidente da SpaceX, agradeceu à Força Aérea e disse que a empresa “tem o prazer de continuar oferecendo ao contribuinte americano os serviços de lançamento mais confiáveis ​​e econômicos para missões espaciais de segurança nacional".

O próximo — e segundo — lançamento do Falcon Heavy está previsto para outubro, quando ele fará uma missão experimental para justamente para a Força Aérea dos EUA, carregando 25 pequenos satélites para a órbita. O terceiro voo está marcado para o final de 2018 e levará um satélite da Arábia Saudita para o espaço.