Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda Parker de exploração da NASA será lançada ao Sol neste sábado, dia 11

Por| 10 de Agosto de 2018 às 13h00

Link copiado!

Sonda Parker de exploração da NASA será lançada ao Sol neste sábado, dia 11
Sonda Parker de exploração da NASA será lançada ao Sol neste sábado, dia 11
Tudo sobre NASA

Neste sábado, 11 de agosto, às 4h33 (horário de Brasília), será lançada do Cabo Canaveral a sonda Parker, que irá orbitar o Sol e analisar sua atmosfera, chegando muito perto da estrela que ilumina nosso planeta. A NASAanunciou a missão em maio de 2017, prevendo inicialmente o seu lançamento para o dia 31 de julho de 2018.

Segundo Jim Garvin, cientista-chefe do Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA, a missão tem como objetivo entender como o Sol funciona, como sua presença afeta nosso planeta e quais são as características de sua atmosfera.

A sonda será carregada por um foguete Delta IV heavy, que a lançará em direção ao centro do nosso Sistema Solar com velocidades de quase 700 mil km/h. A gravidade de Vênus vai ajudar no processo desacelerando a sonda, que orbitará o planeta gasoso sete vezes enquanto estuda sua atmosfera, antes de seguir a viagem até o Sol.

Mistérios solares

Continua após a publicidade

Muitas perguntas podem ser respondidas com a missão da sonda Parker. Entre eles, há a preocupação com as explosões de partículas de alta energia que podem causar danos às nossas redes elétricas, fenômeno que preocupa o Congresso estadunidense e deve receber respostas após a análise da sonda.

Outra pergunta que a sonda Parker pode responder é por que o plasma que envolve o Sol, conhecido como corona, alcança temperaturas mais elevadas que a própria estrela. Embora a Parker não vá voar através da corona solar devido às elevadas temperaturas lá registradas, ela contornará regiões externas próximas do calor e colherá informações.

Ainda segundo Gavin, a missão pode trazer dados sobre o funcionamento do Sol que os cientistas sequer imaginam hoje.

Continua após a publicidade

A Sonda Parker

Construir uma sonda para chegar perto do Sol não é uma tarefa fácil. Os principais desafios são relacionados às variações de calor, chegando aos 1.370ºC quando próxima à corona solar e precisando, também, tolerar as baixíssimas temperaturas quando estiver viajando pelo espaço. Para conseguir essa proeza, os cientistas prepararam um escudo composto de carbono de 4,5 cm de espessura para a proteção da sonda, que manterá os seus instrumentos constantemente a 30ºC. Além disso, uma tinta cerâmica foi aplicada à face externa da blindagem para ajudar na reflexão do calor.

Seu nome no Sol

Continua após a publicidade

Como essa é a primeira sonda que entrará em contato com a atmosfera do Sol, a emoção corre solta. Tendo isso em mente, o projeto da NASA recebeu, até o dia 27 de abril, inscrições de todos aqueles que gostariam de ter seus nomes enviados à grande estrela do nosso sistema solar. Os nomes cadastrados constarão em um cartão de memória que será enviado juntamente com a Parker, e os participantes ainda receberam um cartão comemorativo bem legal, como esse que a nossa editora Patrícia Gnipper ostenta!

Fonte: Gizmodo