Publicidade

Sonda Juno captura imagens incríveis de Júpiter e sua lua Io; veja

Por| Editado por Rafael Rigues | 13 de Abril de 2022 às 15h50

Link copiado!

NASA/JPL-CALTECH/SWRI/MSSS/Kevin M. Gill
NASA/JPL-CALTECH/SWRI/MSSS/Kevin M. Gill

O topo das nuvens de Júpiter e até sua lua Io, um dos satélites naturais com maor atividade vulcânica em todo o Sistema Solar, foram registrados em novas imagens feitas pela sonda Juno. As imagens foram produzidas ao longo de três horas pela câmera instalada na sonda, durante um sobrevoo realizado no último sábado (9).

As fotos foram recebidas através das antenas da rede Deep Space Network, da NASA. Uma das mais fascinantes é a da lua Io, fotografada a uma distância de aproximadamente 106 mil quilômetros. A última vez em que Io foi registrada tão de perto foi em 2007, durante a jornada da missão New Horizons até Plutão.

Continua após a publicidade

Júpiter foi registrado em uma sequência de imagens capturadas durante o sobrevoo. Elas foram feitas em altitudes variadas, que vão de 3.263 km a 102.637 km, e tiveram suas cores e contraste exagerados durante o processamento para destacar as diferentes nuvens do gigante gasoso.

Confira:

Estas e outras imagens são disponibilizadas no site da missão “cruas”, ou seja, sem processamento. Depois, cientistas cidadãos de todo o mundo coletam os dados obtidos pelos instrumentos da sonda e trabalham neles com técnicas de processamento digital, resultando nos registros que você conferiu aqui.

Continua após a publicidade

Em setembro, a Juno deverá realizar um novo sobrevoo, mas com outro objetivo: desta vez, a sonda irá se aproximar de Europa, uma das luas mais intrigantes de Júpiter. Esta é a quarta maior lua joviana, e receberá a visita da sonda no dia 29 de setembro, quando a Juno ficará a apenas 355 km de sua superfície.

Os registros produzidos durante o encontro devem ajudar no planejamento das missões Europa Clipper e JUpiter ICy moons Explorer (JUICE), da NASA e Agência Espacial Europeia, respectivamente. A primeira tem lançamento estimado para 2024, e deverá chegar a Europa somente em 2027. Já a JUICE deve ser lançada no ano que vem, embarcando em uma viagem de oito anos até o sistema joviano.

Fonte: Via: Forbes