Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda de exploração solar Parker está funcionando perfeitamente, segundo a NASA

Por| 09 de Novembro de 2018 às 21h40

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA comemorou o sucesso da Sonda Solar Parker, o objeto que mais se aproximou do nosso Sol em toda a história da humanidade. Na última quarta-feira (7), a agência espacial recebeu informações sobre a saúde da Parker, que retornou um status "A" — o melhor resultado entre quatro diferentes avaliações possíveis. Isso significa que a sonda está em pleno funcionamento e tudo está acontecendo como esperado na missão.

Na última segunda-feira (5), a Sonda Solar Parker atingiu o periélio, ponto mais próximo do Sol de sua rota, atingindo velocidade máxima de 213.200 km/h. Para fazer um comparativo, essa rapidez faria que alguém cruzasse do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) em menos de 45 segundos.

Agora, a Parker está a cerca de 15 milhões de quilômetros do que poderia ser considerado a superfície do Sol, e escudos de calor protegem a sonda de temperaturas que ultrapassam os 430ºC, mas em alguns trechos da missão o calor poderá ser maior que 1.370ºC. A viagem da Parker começou em 31 de outubro e seguirá a primeira fase de encontro solar coletando informações até o dia 11 de novembro.

Continua após a publicidade

Fonte: CNET