Publicidade

Sonda da NASA tira nova foto do rover chinês na superfície de Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Junho de 2021 às 11h35

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/UArizona
NASA/JPL-Caltech/UArizona
Tudo sobre NASA

Em maio, a China fez história ao pousar o rover Zhurong em Marte — especificamente na região de Utopia Planitia, a maior bacia de impacto conhecida no Sistema Solar. Atualmente, o rover já está se deslocando pela superfície de Marte, indo em direção sul, o que acaba de ser confirmado pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, que orbita o Planeta Vermelho desde 2006 e que produziu um novo registro do veículo no dia 11 de junho.

A equipe responsável pela câmera HiRISE ("High Resolution Imaging Science Experiment"), que equipa a MRO, publicou a nova imagem nesta semana. A foto mostra o rover e os rastros deixados pelo seu movimento, conforme vai se afastando da plataforma de pouso que o levou até a superfície de Marte. “O local de pouso continua com cores diferentes devido à remoção da poeira marciana durante o pouso, e o movimento do rover Zhurong, em direção ao sul, pode ser visto ao comparar as duas imagens”, descreveu a equipe.

Continua após a publicidade

Eles se referiram a outro registro recente, produzido pela MRO no dia 6 de junho. Naquela imagem, é possível visualizar alguns componentes como o escudo de calor, escudo traseiro e paraquedas, que ajudaram o rover e seu módulo de pouso a descer em segurança até a superfície marciana.

O rover Zhurong já está explorando o planeta e deverá seguir em operação durante 90 dias para analisar a composição da superfície marciana, estudar a estrutura interna de Marte, procurar por sinais de água de gelo, entre outros objetivos.

A sonda MRO já passa dos 15 anos de operação na órbita marciana e vem estudando a geologia e o clima do planeta, buscando sinais de água em Marte e procurando possíveis locais favoráveis para pousos de missões futuras, sejam elas tripuladas ou robóticas. Como as imagens do rover Zhurong mostram, a MRO também acompanha os robôs que estão por lá — ao longo dos anos de atividades, a câmera HiRISE fotografou os landers Phoenix e InSight, além dos rovers Spirit, Opportunity, Curiosity e Perseverance.

Continua após a publicidade

Fonte: HiRISE