Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda CAPSTONE é recuperada após falha e retoma viagem à Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Novembro de 2022 às 14h42

Link copiado!

NASA/Rocket Lab/Advanced Space
NASA/Rocket Lab/Advanced Space
Tudo sobre NASA

A sonda CAPSTONE está de volta após ser colocada em modo de segurança depois de quase dois meses, e já está corrigindo seu trajeto rumo à Lua. O pequeno cubesat teve uma falha no dia 8 de setembro durante ou logo após uma manobra de correção de trajetória.

Na ocasião da falha, as equipes de controle em solo perderam contato com os instrumentos do cubesat durante um dia e, quando conseguiram restabelecer a comunicação, os sistemas dos computadores de bordo estavam se reiniciando periodicamente.

De acordo com a NASA e a Advanced Space, empresa que gerencia o satélite de 25 kg, a causa da falha pode ter sido um problema com uma válvula no sistema de propulsão da sonda. Isso levou a espaçonave a “cair” gradualmente.

Continua após a publicidade

Com o problema resolvido, o cubesat executou uma manobra de correção de trajetória no dia 27 de outubro para voltar à sua rota planejada, com objetivo de chegar à Lua em 13 de novembro.

Sua missão será estabelecer uma órbita lunar chamada “órbita em halo quase retilínea”. Trata-se de um teste para saber se tal órbita é adequada para a estação espacial Lunar Gateway, que servirá como ponto de apoio para missões tripuladas à Lua no programa Artemis. Além disso, a CAPSTONE fará demonstrações do software CAPS.

A CAPSTONE foi lançada no dia 28 de junho e apresentou sua primeira falha em 6 de julho, quando os operadores em solo perderam a comunicação com a sonda por meio da Deep Space Network, uma rede de antenas que a NASA usa para trocar dados com suas espaçonaves.

Continua após a publicidade

Fonte: Advanced Space