Publicidade

Sabotagem? Bloqueador de sinal é achado perto do centro de lançamentos da China

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 31 de Maio de 2022 às 18h45

Link copiado!

CMS
CMS

Pesquisadores do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, da China, descobriram um dispositivo capaz de bloquear sinais de comunicação da unidade. A descoberta foi feita no último domingo, após semanas de interferências anormais e pouco antes da próxima missão tripulada ser lançada para a estação espacial chinesa Tiangong.

Conforme relatado pelo jornal chinês Beijing Daily, os pesquisadores do centro de lançamento encontraram o dispositivo bloqueador dentro de um carro que esteve próximo à unidade há duas semanas. Os sinais desconhecidos de interferência foram observados pela primeira vez no início deste mês.

Continua após a publicidade

Os engenheiros do centro relataram que os sinais de interferência apareciam e desligavam repetidamente próximos ao centro, e levaram vários dias para identificar a fonte da anomalia. O técnico de sinais eletromagnéticos Wang Lipeng e sua equipe também verificaram os vídeos de vigilância local para encontrar o dispositivo.

O pequeno dispositivo, conhecido como "jammer", é um transmissor de frequência que pode ser facilmente comprado no site Taobao, o equivalente à Amazon da China, e funciona de uma maneira bem simples: ele emite sinais na mesma frequência da fonte que deseja bloquear e, assim, interrompe a comunicação. É como se alguém estivesse gritando com um megafone enquanto duas pessoas tentam conversar em um volume normal.

O jammer pode ser usado para diversos propósitos, como ocultar, alterar e obscurecer sinais de posicionamento de unidades GPS. No pior dos cenários, o dispositivo poderia fazer o foguete sair do curso planejado.

Continua após a publicidade

Não ficou claro se o dispositivo foi implantado ali para uma sabotagem nas operações espaciais da China — é primeira vez que o país relata um incidente como este. "O tratamento bem-sucedido desse problema forneceu uma garantia técnica sólida para a implementação tranquila de missões espaciais subsequentes", acrescentou o jornal.

Portanto, a China dará continuidade aos preparativos para lançar a missão tripulada Shenzhou 14 no próximo domingo (5), onde três astronautas serão lançados a partir do centro, localizado no Deserto de Gobi, na Mongólia Interior, por um foguete Long March 2F. A tripulação dará continuidade à montagem e manutenção da estação espacial Tiangong e permanecerá os próximos seis meses a bordo dela. A China planeja finalizar a estação até o fim deste ano.

Fonte: SCMP