Publicidade

Russos testam bombardear asteroides com réplicas de meteoros caídos na Terra

Por| 19 de Março de 2018 às 07h53

Link copiado!

Russos testam bombardear asteroides com réplicas de meteoros caídos na Terra
Russos testam bombardear asteroides com réplicas de meteoros caídos na Terra

Asteroides em miniatura foram construídos por uma equipe de cientistas espaciais russos apenas para serem explodidos com o uso de laser. Apesar de parecer uma diversão perigosa, o experimento tem como objetivo determinar quais as melhores formas de se bombardear corpos celestes que podem entrar em colisão com a Terra.

O assunto é de extrema importância, ainda mais quando o planeta está prestes a receber a indesejada visita da estação espacial chinesa Tiangon-1 que, fora de controle, entrará em colisão com a Terra entre o final de março e início de abril de 2018.

Com frequência, pequenos corpos celestes entram na atmosfera terrestre, mas não representam grandes ameaças por terem pouca massa, o que faz com que sejam totalmente carbonizados antes de atingir a superfície do planeta. Entretanto, com corpos maiores, o fenômeno poderia apresentar uma ameaça a todos.

Nesse caso, há basicamente duas formas de lidar com o perigo: a primeira opção seria desviar a rota do corpo celeste. Já a segunda diz respeito a bombardear o corpo espacial, tornando seus pedaços pequenos o bastante para que a física faça o resto. E foi nesse sentido que o grupo de cientistas russos conduziu os experimentos.

Continua após a publicidade

Um fragmento de um meteoro que explodiu sobre o céu de Chelyabinsk Oblast, na Rússia, serviu de modelo para os miniasteroides construídos para o estudo, que replicou o processo natural de formação que dá a essas rochas suas características físico-químicas como composição, porosidade, rigidez e densidade.

Fonte: Space Daily