Publicidade

Rover Zhurong sai do módulo de pouso e começa a explorar Marte; veja o vídeo!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Maio de 2021 às 10h25

Link copiado!

CNSA/PEC
CNSA/PEC

A China fez história ao pousar o rover Zhurong na superfície de Marte no dia 14 de maio, o primeiro do país a pousar em outro planeta. Desde então, o veículo passou seus dias no módulo de pouso em Utopia Planitia, e finalmente o deixou: de acordo com informações da agência espacial chinesa China National Space Administration (CNSA), o veículo desceu do módulo na última sexta-feira (21) e já explorou um pouco da região, deixando suas primeiras “pegadas” por lá. 

O rover Zhurong — cujo nome foi escolhido para homenagear uma divindade do fogo, que faz parte da antiga mitologia chinesa — permaneceu no módulo para realizar checagens de sistema e estudos de ambiente. Assim, a CNSA anunciou, no sábado (22), que o veículo havia tocado a superfície de Marte durante a noite de sexta-feira, e que já iria iniciar atividades científicas e exploratórias por lá com seus instrumentos, que incluem câmeras óticas e radares de penetração no solo. 

Continua após a publicidade

O orbitador da missão Tianwen-1, que está na órbita de Marte desde fevereiro, já alterou sua órbita para transmitir os dados do rover até nosso planeta. Enquanto o rover deverá operar por 90 dias, o orbitador foi projetado para durar um ano marciano, que equivale a cerca de 687 dias na Terra. Assim, ele irá funcionar como um apoio de comunicação entre o veículo e nosso planeta para transmitir os dados enquanto o Zhurong realiza suas atividades científicas por lá. 

A missão Tianwen-1, a primeira interplanetária e independente realizada pela China, é composta por um orbitador, um lander e um rover, e foi lançada em julho do ano passado. A sonda alcançou Marte em fevereiro de 2021 e passou alguns meses coletando imagens de alta resolução do Planeta Vermelho antes da tentativa de pouso em Utopia Planitia. Esta é uma região que veio de um grande impacto ocorrido no passado de Marte, e tem relevo principalmente plano e suave.

O rover Zhurong deverá operar durante 90 dias, enquanto o orbitador da Tianwen-1 atua como transmissor de dados. Durante sua missão, o rover irá produzir registros tridimensionais da paisagem marciana em alta resolução, além de analisar a composição da superfície do planeta, estudar como é a estrutura abaixo da superfície e o campo magnético, procurar por sinais de água de gelo e observar o ambiente meteorológico por lá, complementando os estudos científicos realizados por missões de outras agências espaciais. 

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceNews, Xinhua