Rover Perseverance coleta a 4º amostra de rocha em Marte; veja fotos!

Rover Perseverance coleta a 4º amostra de rocha em Marte; veja fotos!

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 25 de Novembro de 2021 às 11h00
NASA/JPL-Caltech

O rover Perseverance coletou e armazenou amostras de Marte pela quarta vez. O feito foi confirmado pela NASA no Twitter, em uma publicação que também inclui fotos do material armazenado no interior do tubo de coleta. A nova amostra foi obtida a partir da mesma rocha utilizada na coleta anterior, realizada na semana passada.

O sucesso do procedimento foi anunciado com um toque de bom humor. “Uma rocha tão boa que coletei uma amostra dela duas vezes!”, escreveram os técnicos da missão, como se fosse o Perseverance falando. O tubo que guarda a nova amostra da rocha já foi tampado e selado, e o rover está dobrando a quantidade de coletas realizadas em alvos de alta prioridade.

Confira a publicação abaixo, com fotos da operação de coleta:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A nova amostra veio da mesma rocha utilizada na coleta anterior, característica por ser rica em olivina, um silicato de ferro e magnésio — e, em tuítes publicados após o outro procedimento, os membros da missão afirmaram que estão trabalhando em hipóteses para explicar como a rocha foi parar lá. Este foi o quinto tubo selado pelo rover, mas por outro lado, é o quarto que contém uma amostra em seu interior.

Na primeira tentativa de coleta, o Perseverance perfurou o solo corretamente e o processamento do tubo também pareceu ter ocorrido conforme o esperado. Mesmo assim, o recipiente que deveria ter o material ficou vazio. No fim das contas, os membros da missão descobriram que o problema foi a rocha escolhida para o procedimento, que era frágil e se fragmentou em pedaços pequenos demais para o rover coletar.

O rover Perseverance pousou na cratera Jezero, conhecida por ter abrigado um grande lago e o delta de um rio há bilhões de anos. Desde então, o rover vem trabalhando na procura de sinais deixados por antigas formas de vida que possam ter existido, além de coletar amostras de rochas que serão levadas para a Terra no início da próxima década. Isso será feito através de uma missão conjunta, realizada entre a NASA e a Agência Espacial Europeia.

Fonte: Via: Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.