Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rover Curiosity supera falha e consegue fazer novo buraco em rocha marciana

Por| 11 de Abril de 2019 às 18h03

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O rover Curiosity, que está explorando a superficie marciana desde 2012, é equipado com uma broca para fazer pequenas perfurações em Marte e, assim, coletar e estudar amostras de rochas. Essa perfuratriz foi projetada para ser usada com braços estabilizadores, só que esses braços apresentaram defeito recentemente, e a NASA não tinha certeza se o rover seria capaz de continuar esses trabalhos de perfuração. Contudo, usando um novo método, o Curiosity conseguiu com sucesso fazer um novo buraco em Marte, e sua missão segue firme e forte.

A equipe por trás da missão anunciou que a tentativa de perfuração foi realizada devidamente. Eles também contaram que, agora, vão analisar o interior do buraco com a ChemCam (câmera científica do rover), e "o próximo passo em nossa campanha de perfuração será determinar se coletamos mesmo amostras de rochas em pó, e se elas estão se comportando como o esperado", de acordo com a equipe.

No final de 2017, os braços estabilizadores da broca apresentaram uma falha grave, e não puderam mais ser utilizados. Depois de testar várias técnicas para continuar perfurando o solo marciano mesmo sem os equipamentos de estabilização, a NASA acabou conseguindo fazer com que o Curiosity empurasse fisicamente a broca em direção ao alvo usando o seu braço robótico mesmo, e conseguiu estabilização necessária para fazer um furo "limpo".

Continua após a publicidade

Fonte: NASA