Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rocket Lab testa propulsor de foguete que foi recuperado para reutilização

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Setembro de 2022 às 12h32

Link copiado!

Rocket Lab
Rocket Lab

Na última semana, a Rocket Lab acionou pela primeira vez um motor Rutherford, integrante de um dos propulsores dos foguetes Electron. O procedimento fez parte de um teste conduzido alguns meses depois de a empresa recuperar o propulsor em questão e, além dos bons resultados, representa um passo importante para a Rocket Lab, que vem trabalhando para tornar os primeiros estágios do Electron reutilizáveis.

Segundo a empresa, o motor passou pelos mesmos testes rigorosos conduzidos com os demais motores da Rocket Lab, incluindo acionamentos de 200 segundos de duração. Os dados do teste mostraram que o motor funcionou de acordo com os mesmos padrões exigidos dos componentes novos.

Confira o acionamento do motor no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Os foguetes Electron têm 18 m de altura e são projetados para levar pequenos satélites à órbita. Eles contam com nove motores Rutherford no primeiro estágio e apenas um no estágio superior. A empresa planejar tornar os primeiros estágios reutilizáveis, e quer capturá-los com helicópteros após os lançamentos.

A Rocket Lab testou este procedimento em maio. Naquele mês, o propulsor desceu pela atmosfera desacelerado por um paraquedas, e foi capturado por um helicóptero. Entretanto, ele acabou liberado para cair no oceano Pacífico, porque estava afetando as manobras da aeronave. A empresa o recuperou depois e, agora, colocou-o à prova com o teste.

Continua após a publicidade

Peter Beck, CEO e fundador da empresa, afirmou que a Rocket Lab sempre esteve na dianteira da inovação com o Electron. “Agora, estamos liderando novamente ao trazer a reusabilidade para pequenos veículos lançadores”, disse. “Se conseguirmos alcançar este alto nível de desempenho dos componentes do motor recuperados do oceano, estou otimista e incrivelmente animado sobre o que poderemos fazer quando trouxermos motores ‘secos’ com um helicóptero, na próxima vez”, finalizou.

Fonte: Rocket Lab