Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robôs da espaçonave Hayabusa2 são liberados para pousar no asteroide Ryugu

Por| 21 de Setembro de 2018 às 23h50

Link copiado!

JAXA
JAXA

A Hayabusa2, a espaçonave japonesa de 602 kg sucessora da Hayabusa que explorou o asteroide Itokawa nos anos 2000, registrou um feito surpreendente: o veículo desceu 20km da órbita de sua estação de manutenção, acima de um pequeno asteroide de apenas 60 metros, e ali o mini-lander Minerva II-1 foi lançado na superfície.

Do mini-lander, foram liberados dois robôs de forma cilíndrica com 7cm cada, pesando cerca de 1kg e, depois de se separarem o contêiner, eles se aproximaram do asteroide chamado Ryugu. Os cientistas japoneses acreditam que os robôs chegaram com sucesso, mas ainda não têm certeza, pois a comunicação com eles parou quando estavam próximo de pousar.

A ideia é que os rovers, chamados de 1A e 1B, se movam “pulando” no asteroide com baixa gravidade, capturando imagens da superfície do Ryugu e medindo sua temperatura. Acredita-se que a rotação do Ryugu foi o que tirou os rovers do campo de comunicação com a espaçonave Hayabusa2, mas os cientistas ainda farão mais testes, tentando fazer download de imagens dos robôs.

Continua após a publicidade

A Hayabusa2 foi lançada em novembro de 2014, a bordo de um foguete japonês chamado H-IIA, e chegou às proximidades do Ryugu em junho deste ano. A missão ainda se estenderá por boa parte de 2019, com o veículo navegando pelo asteroide. Além desta tentativa de pouso, a espaçonave também tentará trazer algum material do arteroide de volta à Terra para mais estudos.

O material seria parte do próprio asteroide. Explicando melhor, a Hayabusa2 deverá posicionar-se sobre o Ryugu e irá disparar um projétil de 10 milímetros. O impacto deverá gerar uma massa de 5 gramas na superfície, em uma pequena cratera. A espaçonave então coletará uma amostra da parte inferior do buraco e, se tudo ocorrer bem, trará essa substância em dezembro de 2019, quando pousará na Austrália.

A tentativa de pouso registrada na quinta-feira (20) foi para registrar imagens e dados da superfície do Ryugu, para que se prepare posteriormente para a coleta da amostra. Se os robozinhos sobreviverem ao processo, eles poderão se suspender pela superfície para reabastecer as energias com células solares.

O asteroide Ryugu foi descoberto em 1999 por astrônomos no Novo México. Ele mede cerca de 920 metros de diâmetro e fica próximo da Terra, entrando na órbita do Sol a cada 16 meses.

Continua após a publicidade

Fonte: Ars Technica