Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Retrospectiva solar: calendário mostra a atividade do Sol durante o ano de 2020

Por| 08 de Janeiro de 2021 às 09h30

Link copiado!

ESA
ESA

Nesta quinta-feira (7), a Agência Espacial Europeia (ESA) publicou 366 imagens do Sol registradas mês a mês pelo satélite Proba-2, ao longo de todo o ano passado. O satélite monitora de forma contínua a atividade solar e, assim, uma foto de cada dia do ano foi escolhida para mostrar como foram as atividades da nossa estrela em 2020 — e, sim, o dia bissexto de 29 de fevereiro também entrou na “retrospectiva”.

No ano passado, o Sol iniciou seu 25º ciclo de atividades, que deverá durar 11 anos e que, inicialmente, se mostrou tranquilo. Logo no início do ano, houve o lançamento da missão Solar Orbiter, da ESA com a NASA, em busca de respostas para entendermos o que causa a duração dos ciclos solares. Para isso, a sonda está equipada com 10 instrumentos e vem observando nossa estrela de pertinho, fornecendo as primeiras imagens das regiões polares do Sol — além do privilégio de ter pegado o começo do novo ciclo solar.

Continua após a publicidade

Esta missão também vai investigar a conexão entre a Terra e o Sol, além de trazer informações importantes sobre o clima espacial e como poderemos prevê-lo. Apesar da nossa estrela ter mostrado estar tranquila, com baixos níveis de atividade, ela começou a apresentar sinais de estar "despertando" mais para o final do ano — esses sinais se mostram nas imagens de novembro e dezembro, em que várias regiões de atividade magnética intensa podem ser vistas.

Essas atividades são capazes de produzir manchas solares e ejeções de massa coronal, sendo que uma delas foi flagrada pelo observatório SOHO em novembro. Quando essas ejeções acontecem, milhares de partículas são ejetadas da atmosfera solar externa. Por fim, o Proba-2 pôde registrar um eclipse solar parcial ocorrendo em junho e dezembro.

Fonte: ESA