Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Retorno da missão Ax-1 é brevemente adiado devido ao clima desfavorável

Por| Editado por Rafael Rigues | 19 de Abril de 2022 às 15h00

Link copiado!

Axiom Space
Axiom Space
Tudo sobre NASA

O retorno dos quatro tripulantes da missão Ax-1 da Axiom Space que estão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) foi brevemente adiado devido ao clima desfavorável no local onde a nave Crew Dragon Endeavour pousará, na costa da Flórida. A cápsula está programada para desacoplar da ISS por volta das 23h00 (horário de Brasília) desta terça-feira (19), mergulhando no mar às 16h24 de amanhã (20), se o tempo permitir.

A Ax-1, a primeira missão totalmente privada com destino à ISS, foi lançada no dia 8 de abril por um foguete Falcon 9. A bordo da nave Crew Dragon os tripulantes Michael López-Alegría, Larry Connor, Mark Pathy e Eytan Stibbe decolaram para uma estadia de 10 dias no laboratório orbital.

Continua após a publicidade

A equipe da missão, formada por membros da NASA, Axiom Space e SpaceX, informou aos tripulantes da Expedição 67 e da Ax-1 nesta segunda-feira (18) sobre o breve adiamento do retorno.

Por volta das 8h00 (horário de Brasília) desta terça, a NASA deu início à transmissão da cerimônia de despedida realizada pelos membros da Ax-1 a bordo da ISS. Às 20h45, será transmitido o fechamento da escotilha da cápsula e às 22h45, começa a cobertura do desencaixe, previsto para as 23h00.

Em nota, a NASA informou que as equipes seguirão monitorando o clima no local de pouso até pouco antes do desacoplamento da ISS para garantir um retorno seguro tanto da Crew Dragon quanto dos astronautas da Ax-1. Se houver algum imprevisto, há uma outra janela de retorno nesta quarta-feira.

Fonte: NASA