Regiões de Plutão recebem nomes oficiais sugeridos pela NASA

Por Redação | 08 de Setembro de 2017 às 17h33
photo_camera NASA

A União Astronômica Internacional (IAU) acaba de aprovar, oficialmente, 14 nomes para regiões da superfície de Plutão, capturadas em belíssimas imagens pela sonda New Horizons, da NASA. Alguns desses nomes já vinham sido usados como apelidos pela agência espacial.

É o caso da Região de Tombaugh, nome dado para a área do planeta cujo formato se assemelha a um coração, ou, ainda, a Planície Sputnik, que é uma planilha de nitrogênio congelado. Os quatorze nomes foram enviados pela NASA à IAU, sendo que, alguns deles, foram criados pela equipe da missão New Horizons, enquanto outros chegaram por meio de uma campanha para se sugerir nomes bacanas ao planeta-anão.

“Os nomes aprovados celebram muitas pessoas e missões espaciais que pavimentaram o caminho para a exploração histórica de Plutão e do Cinturão de Kuiper, os mundos mais distantes já explorados”, explicou Alam Stern, principal pesquisador da missão New Horizons.

Tenzing Norgay e Edmund Hillary, os primeiros humanos a atingir o topo do Monte Everest, em 1953, foram homenageados, e seus nomes agora estão em dois montes de Plutão. Outros nomes homenageiam a missão Voyager, da NASA, a sonda japonesa Hayabusa, e você pode conferir a lista completa com os 14 nomes no site da IAU.

Fonte: Space

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.