Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Que fofo! Rover Perseverance tira selfie para lá de simpática em Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Abril de 2021 às 12h20

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

À medida que o rover Perseverance avança e desbrava a cratera Jezero, em Marte, o robô vai coletando informações sobre o planeta. Desde seu pouso em 18 de fevereiro deste ano, o “Percy”, como é carinhosamente apelidado, já enviou para a Terra novas imagens do Planeta Vermelho, o som ambiente e até dados da atmosfera. Agora ele acaba de nos enviar uma selfie em alta resolução — aliás, um hábito que seu antecessor Curiosity mantém desde que chegou por lá, em 2012.

No último dia 26 de março, o Curiosity tirou uma selfie panorâmica onde aparece praticamente todo o seu corpo, além da paisagem marciana ao seu redor — com um destaque para o Monte Mercou, ao fundo, na cratera Gale. Enquanto isso, o rover Perseverance avança em seu percurso pela cratera Jezero e, no dia 6 de abril, através da câmera SHERLOC localizada em seu braço robótico, o Percy registrou seu “rosto” e sua “cabeça” — os quais ficam no mastro principal do rover.

Continua após a publicidade

A câmera de maior destaque é a SuperCam, responsável por pulverizar rochas e processar a luz através da espectroscopia — o rover já enviou até o som da SuperCam em ação — para coleta de amostras do solo marciano. Logo abaixo, temos outras duas lentes menores e de tamanho retangular — estas fazem parte da Mastcam-z. Com ela, o robô é capaz de capturar imagens em alta resolução, incluindo imagens em 3D, panorâmicas e vídeos. No “pescoço” do Percy, fica o Mars Environmental Dynamics Analyzer (MEDA), projetado para monitorar a dinâmica do clima de Marte, inclusive a quantidade e tamanho das partículas da constante poeira vermelha.

Enquanto o Perseverance não registra sua primeira selfie panorâmica, como seu "irmão" Curiosity costuma fazer, ele nos envia outros tipos de informações, como o primeiro boletim meteorológico obtido pelo MEDA já no dia seguinte ao pouso. No boletim, o rover revelou uma temperatura de 20 ºC negativos, que depois de 30 minutos caiu para 25,6 ºC e o ar estava mais limpo ali na cratera Jezero do que na Gale, onde se encontra o Curiosity.

Apesar de a constante poeira vermelha cobrir toda superfície de Marte, ela não apresenta nenhuma ameaça às fontes de energias do Perseverance — e também do Curiosity —, pois o rover é alimentado por um sistema de bateria nuclear.

Continua após a publicidade

Agora, o próximo passo da missão Mars 2020 é o voo de teste do helicóptero Ingenuity, o qual se separou do Percy no último dia 3 e sobreviveu às baixas temperaturas noturnas. A aeronave já se encontra posicionada na cratera Jezero acertando os últimos detalhes para o tão aguardado voo, que deve acontecer no dia 11 de abril.

Fonte: ScienceAlert!