Publicidade

Primeiro voo orbital do Starship pode acontecer só em dezembro

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Novembro de 2022 às 16h30

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Um oficial da NASA sugeriu que a SpaceX planeja lançar um protótipo do Starship ao espaço pela primeira vez em dezembro, durante um teste de voo orbital. A informação foi revelada nesta segunda-feira (31) por Mark Kirasich, administrador associado adjunto do desenvolvimento do programa Artemis.

Segundo ele, a agência espacial está acompanhando quatro grandes voos do Starship. “O primeiro acontecerá em dezembro, no início do mês”, disse. Este primeiro voo será um teste de cerca de 90 minutos, em que o propulsor Super Heavy retornará para pousar enquanto a nave Starship seguirá viagem ao redor da Terra para, depois, pousar no litoral do Havaí.

Continua após a publicidade

O teste de voo orbital rendeu uma longa análise ambiental, conduzida pela Administração Federal de Aviação (FAA), nos Estados Unidos. Esta análise, somada a consultas públicas e verificações com outras instituições, fez com que o voo sofresse uma série de adiamentos — e, mesmo assim, o fundador da SpaceX Elon Musk se pronunciou diferentes vezes, insistindo que o voo aconteceria logo.

Em junho, por exemplo, Musk afirmou que "o Starship estará pronto para voar no mês que vem", em referência ao teste de voo orbital que poderia ocorrer em julho. O lançamento não aconteceu, mas enquanto isso, a SpaceX segue se preparando com a montagem do Starship sobre o propulsor Super Heavy, testes de ignição estática e mais.

De acordo com informações de um representante também reveladas nesta segunda-feira (31), a FAA planeja conceder a licença necessária para a SpaceX somente após a empresa oferecer todas as informações solicitadas, e depois que a agência analisá-las completamente.

Fonte: Reuters