Publicidade

Primeiro satélite financiado por crowdfunding é lançado ao espaço

Por| 18 de Julho de 2017 às 12h57

Link copiado!

Primeiro satélite financiado por crowdfunding é lançado ao espaço
Primeiro satélite financiado por crowdfunding é lançado ao espaço

O primeiro satélite viabilizado por meio de um serviço de financiamento coletivo foi lançado na última sexta-feira (14). A bordo do foguete Soyuz, o Mayak foi lançado no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Na ocasião, também foram lançados outros 71 satélites, o que representa um recorde histórico para a indústria espacial russa.

Projeto foi idealizado por um grupo de estudantes russos, que tinha a premissa de construir o equipamento espacial através da arrecadação na plataforma de crowdfunding Boomstarter.

A iniciativa também contou com a parceria da agência 12.digital, arrecadando quase 2 milhões de rublos (aproximadamente R$ 105 mil). “Queríamos provar que é possível lançar um satélite sem apoio do Estado, ou o auxílio de uma grande corporação", explicou Nikita Erchov, diretor da agência de publicidade.

Erchov também afirma que o projeto foi criado para estimular o interesse dos jovens em assuntos de exploração espacial.

Continua após a publicidade

O satélite Mayak possui dimensões muito reduzidas, e é equipado com espelhos em forma de pirâmide, que serão desdobrados em órbita para refletirem os raios do Sol, auxiliando, dessa forma, análises e estudos sobre a relação entre visibilidade e distância.

Porém, o principal objetivo do Mayak é testar seu sistema de frenagem aerodinâmica para satélites, uma tecnologia capaz de redirecionar os equipamentos de análises espaciais de volta ao planeta sem a necessidade de propulsores e motores, de maneira a reduzir os custos de remoção de detritos espaciais em órbita.