Publicidade

Planetário do Rio convida público para acompanhar 1º eclipse lunar total do ano

Por| Editado por Rafael Rigues | 10 de Maio de 2022 às 12h10

Link copiado!

stellarium.org
stellarium.org

O Planetário do Rio (Fundação Planetário), localizado na Gávea, convida o grande público para acompanhar ao fenômeno o primeiro eclipse lunar total do ano, que acontecerá na virada do próximo domingo (15) para segunda-feira. Este será o primeiro eclipse com a instituição funcionando normalmente desde o início da pandemia.

O presidente da fundação, Gledson Vinícius, disse que: “este é um dos fenômenos astronômicos que mais despertam o imaginário popular e aproxima os jovens da ciência”. O anfiteatro do Planetário será aberto a partir das 21h00 e os visitantes poderão usar telescópios para acompanhar o eclipse.

Continua após a publicidade

O fenômeno astronômico está previsto para começar por volta das 23h27 (horário local) do próximo domingo e será observado ao longo da madrugada. Uma característica interessante do evento é que a Lua Cheia ficará avermelhada, fenômeno popularmente conhecido como Lua de Sangue. Ele ocorre quando a Lua é totalmente coberta pela umbra, nome dado à sombra mais interna e, portanto, mais escura, da Terra,

O eclipse lunar total poderá ser observado a olho nu a partir de qualquer ponto do Rio de Janeiro, explicou o diretor de astronomia do Planetário, Leandro Guedes. Mas lá na instituição, os visitantes contarão com a equipe de astrônomos para tirar dúvidas e aprender um pouco mais sobre o movimento dos astros.

O fenômeno também será projetado no local, e quem não conseguir acompanhar presencialmente poderá observar o evento no canal do planetário no YouTube. Vale ressaltar que o eclipse será visível a partir de todo o Brasil, mas os horários de início e fim podem variar um pouco conforme a região.

Continua após a publicidade

A observação do fenômeno e as atividades planejadas pela Fundação Planetário dependem das condições meteorológicas. Portanto, se chover ou estiver nublado, a programação será reavaliada pela instituição. O evento é gratuito e o espaço pode ficar lotado — o Planetário recomenda levar uma canga ou cadeira de praia.

Fonte: Via Prefeitura do Rio