Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores produziram parafusos e engrenagens usando poeira lunar falsa

Por| 16 de Novembro de 2018 às 20h50

Link copiado!

Pesquisadores produziram parafusos e engrenagens usando poeira lunar falsa
Pesquisadores produziram parafusos e engrenagens usando poeira lunar falsa

A colonização fora do planeta Terra é um processo que está sendo feito em etapas. Primeiro, a NASA realizou pequenas viagens à superfície lunar no final dos anos 1960 e início da década de 1970, mas durante estas missões, os astronautas não podiam levar muito do planeta consigo.

Porém, com os avanços tecnológicos, é possível usar recursos locais para sobreviver em uma base lunar, por exemplo, ao invés de transportar todos os suprimentos necessários da Terra. E é exatamente isso que a Agência Espacial Europeia (ESA, da sigla em inglês) vem fazendo.

A organização criou uma poeira lunar falsa (regolito) e a usou para imprimir pequenos parafusos, engrenagens e até mesmo uma moeda falsa em 3D. Os materiais impressos não são de plástico ou metal, tampouco à base de carbono. De acordo com um comunicado da ESA, os objetos são feitos de cerâmica lunar.

“Moídos e peneirados até o tamanho de partículas, os grãos regolitos são misturados com um agente aglutinante que reage à luz, depositados camada após camada, depois endurecidos pela exposição à luz”, explica a agência em comunicado oficial. “A parte impressa resultante é então sinterizada em um forno e assada sólida”.

Continua após a publicidade

Esses objetos que, em teoria, fariam parte de um armário de cozinha são, na verdade, produzidos de maneira similar a uma refeição. Vale ressaltar, porém, que o projeto é experimental, então ainda haverá muitos testes a serem feitos. Caso dê certo, porém, os astronautas não precisarão mais exportar itens da Terra, mas sim, produzi-los com regolito.

Fonte: Live Science