Parceria entre NASA e agências privadas está sendo bem-sucedida financeiramente

Por Redação | 10 de Novembro de 2017 às 18h56

A NASA está conseguindo economizar um bom dinheiro graças às parcerias que tem firmado com agências privadas. Os programas comerciais e de carga recentes custaram muito menos do que iniciativas anteriores que foram administradas integralmente pelo governo dos Estados Unidos.

Estima-se que bilhões de dólares já foram economizados com a SpaceX usando seus foguetes e cápsulas para enviar suprimentos e equipamentos à Estação Espacial Internacional (ISS), e há um estudo da própria NASA comprovando este fato. Tudo começou a melhorar em 2006, quando a agência espacial dos EUA decidiu mudar a maneira que enviava suprimentos à ISS, firmando parcerias com empresas privadas para cuidar do transporte.

A NASA ajudou no financiamento de veículos espaciais, e, hoje, conta com duas grandes parceiras nessa missão: a SpaceX, de Elon Musk, e a Orbital ATK. Enquanto a SpaceX usa sua cápsula Dragon com foguetes Falcon 9 para as missões com destino à ISS, a Orbital ATK conta com as cápsulas Cygnus, usando foguetes Antares ou Atlas V, este construído pela United Launch Alliance.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Tanta economia pode fazer com que a NASA, cada vez mais, conte com o setor privado para alcançar seus objetivos. Vale lembrar que ontem (9), a agência espacial afirmou que enviará, sim, uma sonda não tripulada para Marte em 2019, mantendo os planos de levar o homem ao Planeta Vermelho em 2023, mesmo que, anteriormente, tenha admitido que não teria dinheiro suficiente para completar a missão dentro do cronograma. Portanto, pode ser que as parcerias com as agências privadas estejam viabilizando a concretização destes ambiciosos planos.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.