Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Para líder da NASA, missão da SpaceX a Marte é o maior desafio até agora

Por| 18 de Fevereiro de 2019 às 10h22

Link copiado!

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Tudo sobre SpaceX

Um especialista da NASA acredita que o projeto da SpaceX, empresa comandada por Elon Musk, terá um desafio muito maior do que qualquer outro pelo qual a agência espacial norte-americana já passou. Em entrevista ao Business Insider, o líder de exploração e tecnologia espacial da NASA, Walt Engelund, disse que o projeto do Starship, no qual a SpaceX pretende levar uma nave tripulada à Marte, está em “escalas de magnitude” muito acima de qualquer projeto anterior.

Um dos principais problemas, segundo Engelund, seria o sistema de resfriamento da Starship. A proposta da SpaceX é usar o próprio combustível da nave, bombeando por dentro de pequenos poros, para manter a temperatura baixa. O sistema está sendo comparado com o sanguíneo do nosso corpo, em que há bombeamento de sangue em pequenos vasos. A ideia de fazer o mesmo com combustível por diminutos pontos da Starship pode funcionar bem para dissipar o calor e segurar a temperatura.

Musk explicou o sistema no final do mês passado. Chamada de “transpiration cooling” (ou resfriamento por transpiração, em tradução literal), o mecanismo conta com uma câmara, revestida por duas camadas de aço inoxidável, dentro da qual pode ir “combustível ou água”. Tal câmara alimentaria a nave para resfriá-la por estes pequenos poros, criando um emaranhado de “artérias” semelhantes ao do corpo humano.

A explicação de Musk faz sentido. Isso porque a companhia consegue otimizar espaço e peso do seu sistema aproveitando um mesmo elemento para duas propostas. Contudo, a principal preocupação de Engelund é que a proposta não abre espaço para erros.

Continua após a publicidade

“Já vi casos em que há um canal entupido e isso resultaria imediatamente em caminhos pegando fogo”, apontou na entrevista. “O modelo iria desaparecer em um túnel hipersônico de vento. Ele quase iria se vaporizar, tem muita energia e calor ali”, completa.

Apesar das preocupações, Engelund reconhece que a SpaceX já fez “mais do que se espera de uma empresa privada” e está colocando muitos esforços e criatividade para resolver o problema. Ainda, ressaltou que a NASA trabalha em parceria com a companhia de Musk e está aberta também a sempre colaborar.

Em janeiro deste ano, a SpaceX teve um pequeno acidente por conta de tempestade que arrancou a parte superior do protótipo da Starship. Ventos de 80km/h quebraram alguns blocos que amarravam e a carenagem foi derrubada. A proposta do Super Heavy-Starship, assim chamado o conjunto da nave e foguete, é fazer viagens privadas para Lua, Marte ou locais na órbita terrestre. Com o veículo tendo problemas para se manter por conta de uma tempestade em Terra, a empresa pode ter dificuldades em garantir a segurança do conjunto numa viagem espacial.

Fonte: Business Insider