Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Para designer russo, a segurança dos trajes da SpaceX ainda é uma incógnita

Por| 26 de Agosto de 2020 às 11h12

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre SpaceX

No final de maio, a Space X levou os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley, da NASA, a bordo da nave Crew Dragon rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Vladimir Pirozhkov, renomado designer industrial e CEO da KINETICA High Complexity Prototyping Centre, tem algumas dúvidas sobre a segurança dos trajes que eles vestiram até chegar ao laboratório orbital.

Jose Fernandez, o designer que criou os trajes espaciais, é também responsável pelo design de fantasias de filmes hollywoodianos, como o traje do Batman de Ben Affleck e a armadura e capacete de Thanos. Assim, Pirozhkov acredita que os trajes desenvolvidos pelo designer deveriam ser considerados mais como uma espécie de equipamento de proteção pessoal do que um traje espacial propriamente dito.

De fato, Fernandez criou trajes que são bastante diferentes daqueles usados até então, mas que se ajustam melhor ao corpo dos usuários sem impedi-los de realizar funções mais complexas. Os capacetes desenvolvidos por ele também permitem mais flexibilidade nos movimentos do pescoço - algo que não acontecia tão facilmente nos capacetes mais antigos da NASA.

Continua após a publicidade

Pirozhkov destaca que trabalhar com o público e o design sempre foram os pontos fortes das empresas estadunidenses. Por fim, ele ressaltou que, se grandes esforços forem feitos, o design de equipamentos russos também poderá ser melhorado. Anteriormente, o cosmonauta russo Mikhail Kornienko apontou que ter um concorrente de alto nível na indústria espacial pode ser um incentivo para os pesquisadores russos dobrarem seus esforços neste campo.

É certo que o visual do traje recebeu os toques de engenharia reversa da SpaceX para que pudesse atender os requisitos funcionais necessários para proteger os astronautas que foram ao espaço. No fim das contas, só o tempo poderá mostrar o quão confiáveis são estas tecnologias produzidas pela empresa de Elon Musk.

Fonte: SpaceDaily, Forbes