Publicidade

OneWeb lança mais 34 satélites e já tem mais de 300 em órbita

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Setembro de 2021 às 18h30

Link copiado!

Arianespace/Roscosmos
Arianespace/Roscosmos

Nesta terça-feira (14), a OneWeb avançou mais um passo na expansão da sua constelação de satélites de internet. É que um foguete russo Soyuz foi lançado com 34 novos satélites da operadora que quer oferecer internet de banda larga a todos os lugares do mundo. Este foi o sexto lançamento de satélites da constelação realizado pela OneWeb neste ano, sendo que o anterior havia acontecido em agosto.

O foguete é operado pela empresa francesa Arianespace e deixou a plataforma do Cosmódromo de Baikonur às 15h07 (horário de Brasília). Dmitry Rogozin, diretor da agência espacial russa Roscosmos, confirmou que "o lançamento correu como o planejado". Agora, os satélites vão seguir gradualmente até a órbita operacional, a 1.200 km de altitude da Terra.

Continua após a publicidade

Todos os demais satélites da OneWeb foram lançados pela Arianespace, que, agora, chegou à marca de mais de 1.000 satélites levados à órbita ao longo de seus mais de 41 anos de operação de lançamentos. Agora, a OneWeb conta com 322 satélites em órbita e espera que a constelação esteja operacional em meados do ano que vem, quando alcançar o total de cerca de 650 satélites no espaço.

Quando estiver finalizada, a constelação de satélites da OneWeb poderá fornecer rede de banda larga e outros serviços ao mundo todo para clientes na água, terra e no mar — e, se essa descrição parece familiar, é porque este é serviço que compete com outros do setor, como o Projeto Kuiper, da Amazon, que ainda não lançou nenhum satélite, e a megaconstelação Starlink, da SpaceX, que já tem mais de 1.700 unidades em órbita.

Fonte: Phys.org, Space.com