Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Observatório tira 1ª foto do cometa possivelmente interestelar que nos visita

Por| 13 de Setembro de 2019 às 18h45

Link copiado!

Gemini Observatory/NSF/AURA
Gemini Observatory/NSF/AURA

Nesta semana, ficamos sabendo de um possível segundo visitante interestelar passeando pelo Sistema Solar que foi temporariamente chamado de C/2019 Q4 (Borisov). Agora, o Gemini Observatory divulgou a primeira foto do objeto, com o registro acontecendo na noite do dia 10 de setembro.

"Essa imagem foi possível devido à capacidade do Gemini de ajustar rapidamente as observações e visualizar objetos como esse, com janelas de visibilidade muito curtas", disse Andrew Stephens, do Gemini. Podemos ver na imagem uma cauda bastante proeminente, o que indica eliminação de gases — e isso reforça a ideia de que o objeto é mesmo um cometa.

No momento, o C/2019 Q4 (Borisov) está na direção do Sol sob o nosso ponto de vista terrestre, e por isso acaba sendo difícil observá-lo, pois o brilho solar acaba atrapalhando a visualização. Contudo, logo mais (nos próximos meses) o visitante estará numa posição mais favorável à observação, então podemos esperar fotos reais cada vez melhores do objeto cometário.

Continua após a publicidade

O C/2019 Q4 (Borisov) passará no dia 7 de dezembro perto de Marte em seu periélio, quando estará em sua aproximação máxima do Sol. Depois disso, ele começará a dar adeus ao Sistema Solar, mas estima-se que ele ainda estará nas redondezas por até um ano.

Fonte: Gemini Observatory