Publicidade

Rover Perseverance parece ter rocha "presa" em uma roda; veja fotos!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Março de 2022 às 12h34

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

O rover Perseverance está explorando Marte em "companhia" de uma rocha que parece ter tamanho mediano, e que parece estar presa a uma de suas rodas. A visitante foi observada em uma sequência de fotos recentes do veículo e, como os registros foram feitos entre o início de fevereiro e de março, é possível que a rocha já esteja junto do rover há algum tempo.

A nova “companheira” do rover Perseverance aparece em algumas fotos, disponíveis em uma galeria da NASA. Ela parece ter sido registrada pela primeira vez no dia 6 de fevereiro; depois, apareceu novamente em uma nova foto, feita no dia 25 — e, desta vez, pareceu um pouco menor e mais desgastada do que estava na primeira imagem.

Continua após a publicidade

Depois, o registro mais recente da foto foi feito no dia 2 de março (o sol 367 da missão), e trouxe algumas características diferentes: repare que, nesta foto, a rocha parece ter uma lasca crescente em sua estrutura, e está bastante coberta pela poeira marciana. Assim como aconteceu nas outras imagens, ela seguia na parte interna da roda do rover.

Confira:

As rodas do Perseverance são feitas de alumínio, e contam com estruturas projetadas para tracionar o veículo no terreno irregular, rochoso e repleto de poeira na cratera Jezero, em Marte. Elas têm diâmetro de 52,5 cm, e foram pensadas com um design atualizado e semelhante àquele das rodas do rover Curiosity, cujas rodas já estão desgastadas, mas seguem funcionando.

Continua após a publicidade

Apesar da “pedra no sapato”, o Perseverance não parece ter problemas para se deslocar no Planeta Vermelho — tanto que até quebrou recordes recentemente: em fevereiro, o veículo alcançou a marca de maior distância percorrida em um único "sol" em Marte (o título anterior pertencia ao rover Opportunity), e superou também seu recorde de maior distância percorrida com o AutoNav, um sistema de navegação autônoma.

Fonte: Via: Futurism, CNet (1, 2)