O que seriam as luzes misteriosas flagradas em vídeo por cosmonauta na ISS?

Por Danielle Cassita | 25 de Agosto de 2020 às 12h17
Twitter/Ivan Vagner

Recentemente, o cosmonauta russo Ivan Vagner fez belos registros de auroras boreais vistas da Estação Espacial Internacional (ISS), e postou alguns deles em sua conta do Twitter. Em um desses vídeos, cinco luzes brilhantes fazem uma rápida aparição "surpresa” - que ele inclusive chamou de “visitantes espaciais”.

Muitos especularam a origem dessas luzes, mas é mais provável que a origem delas seja algo mais comum do que parece. Acontece que existem chances altíssimas de essas luzes serem simplesmente de satélites, uma vez que a SpaceX lançou uma nova leva de satélites Starlink apenas um dia antes das filmagens de Vagner.

Confira o tweet abaixo com o vídeo feito por ele e observe a partir dos 9 segundos:

Em seu tweet, Vagner questiona: “o que você acha que eram? Meteoros, satélites ou…?” Ele já comunicou sua observação à Roscosmos (a agência espacial da Rússia). Agora, será preciso realizar análises antes de descartar qualquer tipo de possibilidade. Mesmo assim, vale lembrar que, no início deste ano, os astronautas da ISS viram um grupo de satélites Starlink bastante parecidos com registrados agora por Vagner.

Durante um comunicado, Vladimir Ustimenko, porta voz da agência espacial russa, explicou que ainda é cedo para tirar conclusões até que os pesquisadores e cientistas no Space Research Institute of the Russian Academy of Sciences apresentem suas considerações. "Decidimos deixar este material nas mãos dos experts, que vão nos dizer suas opiniões", finaliza.

Fonte: Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.