Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novas fotos mostram detalhes de asteroide que se aproximou da Terra

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Fevereiro de 2023 às 10h27

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

O radar Goldstone Solar System, que integra a rede de antenas de rádio Deep Space Network, capturou uma sequência de imagens do asteroide 2011 AG5. A rocha espacial passou pela Terra no dia 3 de fevereiro, ficando a 1,8 milhão de quilômetros do nosso planeta (o equivalente a menos de cinco vezes a distância média entre a Terra e a Lua).

O asteroide foi descoberto em 2011, e a aproximação do início do mês ofereceu a primeira oportunidade para os cientistas o observarem e determinarem características dele, como tamanho, rotação e detalhes da superfície. Para isso, o radar Goldstone acompanhou a rocha espacial entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

As observações revelaram que o asteroide mede cerca de 500 metros de comprimento e 150 metros de largura, e que leva nove horas para completar uma rotação. “Dos 1.040 objetos próximos da Terra já observados pelo radar planetário, este é um dos mais alongados que já vimos”, disse Lance Benner, cientista que contribuiu para as observações.

Continua após a publicidade

Além de seu formato, o asteroide apresenta uma grande concavidade em um de seus hemisférios, e contém regiões mais claras e mais escuras. Estas características sugerem que ele tem pequenas formações em sua superfície que podem medir algumas dezenas de metros. Se você o observasse de perto, veria uma rocha espacial escura como um pedaço de carvão.

Os dados obtidos pelo radar Goldstone podem não apenas ajudar os cientistas a entender melhor as características da rocha, como também oferecer medidas essenciais para a determinação da órbita dele ao redor do Sol: o asteroide 2011 AG5 viaja ao redor do nosso astro a cada 621 dias, e deverá se aproximar da Terra novamente em 2040, quando ficará a cerca de 1,1 milhão de quilômetros de nós.

Através das novas observações, os cientistas concluíram que o asteroide não oferece riscos em um futuro próximo. “O interessante é que, pouco após a descoberta, o 2011 AG5 se tornou um asteroide ‘garoto-propaganda’ quando nossa análise mostrou uma pequena chance de impacto futuro”, observou Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, na NASA.“As observações contínuas dele descartaram qualquer chance de impacto, e as novas medidas da equipe do radar planetário vão ajudar a refinar exatamente onde ele estará em um futuro distante”.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA