Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova foto do telescópio Hubble traz "água-viva galáctica"

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Março de 2023 às 11h26

Link copiado!

ESA/Hubble & NASA, M. Gullieuszik
ESA/Hubble & NASA, M. Gullieuszik

A NASA publicou uma nova foto do telescópio Hubble, que traz uma galáxia inusitada. Ela fica na constelação Cetus, a Baleia, e seu formato lembra o de uma água-viva, com “tentáculos” formados por longas estruturas de estrelas.

Chamada “JO201”, a galáxia pertence a um grupo delas conhecido pela aparência parecida com a das águas-vivas. Conforme elas se movem pelo espaço intergaláctico, o espaço externo “empurra” o gás delas, fazendo com que percam o material lentamente. Este gás forma estruturas alongadas como “tentáculos”, iluminados por regiões de formação estelar.

Continua após a publicidade

Esta imagem foi capturada pela câmera Wide Field Camera 3 (WFC3). Trata-se de um instrumento bastante versátil do Hubble, capaz de tirar fotos em comprimentos de onda da luz visível, ultravioleta e infravermelho.

Na foto acima, os “tentáculos” azulados aparecem logo abaixo do núcleo da galáxia e se estendem para além do disco brilhante dela. Ela foi observada durante um estudo sobre os tamanhos, massas e idades de estruturas formadoras de estrelas nos tentáculos.

Ao investigar como estes processos acontecem, os astrônomos podem desvendar a conexão entre o processo de perda do gás e o surgimento de estrelas que ocorre no interior delas.

Fonte: NASA