Nave da Força Aérea dos EUA passa 717 dias em órbita e bate o próprio recorde

Por Daniele Cavalcante | 28 de Agosto de 2019 às 16h00

A Air Force X-37B Orbital Test Vehicle, uma nave espacial não tripulada operada pela Força Aérea dos Estados Unidos, bateu seu próprio recorde na última segunda-feira (26), quando completou 717 dias, 20 horas e 42 minutos no espaço, ultrapassando sua marca anterior.

Pouco se sabe sobre a espaçonave e suas missões são secretas. De acordo com a Força Aérea, o veículo foi projetado para "realizar experimentos e testes de tecnologia espacial de longa duração". A versão anterior da nave, a X-37, começou como um projeto da NASA em 1999, mas o projeto foi transferido para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 2004.

As tecnologias que estão sendo testadas no programa incluem navegação e controle, sistemas de proteção térmica, sistemas de voos eletromecânicos leves, voo orbital autônomo, tecnologias espaciais reutilizáveis, entre outras. Apesar das poucas informações divulgadas, a ex-secretária da Força Aérea, Heather Wilson, disse em julho no Fórum de Segurança de Aspen que a órbita do veículo dificulta que inimigos detectem onde a espaçonave aparecerá em seguida. Aparentemente, a nave pode modificar sua própria órbita.

Fonte: AirForceTimes

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.