Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA tentará lançar telescópio TESS com a SpaceX de novo nesta quarta (18)

Por| 18 de Abril de 2018 às 17h50

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA vai tentar nesta quarta-feira (18) novamente fazer lançamento do telescópio espacial TESS, que continuará a missão atual do telescópio Kepler. A Agência teve de adiar a missão que estava programada para segunda (16) por conta de problemas técnicos com o foguete Falcon 9, da SpaceX, o qual levará o TESS ao espaço. O lançamento está agendado para às 19h30 do horário de Brasília com transmissão oficial da NASA pela internet.

TESS é sigla para Transiting Exoplanet Survey Satellite, um telescópio que será utilizado como substituto do Kepler, com o objetivo de continuar a missão de varrer o espaço em busca de planetas que orbitam outras estrelas, além do nosso Sol. Isso porque o Kepler está com combustível suficiente para operar somente por mais alguns meses, e o TESS, além de tudo, é mais moderno e poderoso do que seu antecessor.

Para acompanhar a missão, basta ir ao site da NASA TV, rede na qual a transmissão começa a partir das 19h. A live também será feita pelo YouTube, e você pode conferi-la no vídeo abaixo a partir das 19h desta quarta:

Continua após a publicidade

Além disso, o canal Mensageiro Sideral vai acompanhar o lançamento com comentários em português. A transmissão é comandada por Salvador Nogueira:

Assim como o Kepler, o TESS vai herdar o apelido de “caçador de exoplaneta”, exatamente por ajudar cientistas na busca de planetas fora do Sistema Solar. Como o Kepler deve parar de funcionar em breve, o TESS entrará em seu lugar. Até o momento, foram catalogados 2.345 exoplanetas, e há outros milhares no processo de confirmação.

Com mais capacidade de processamento, o TESS pode varrer uma área 350 vezes maior do que o Kepler. A projeção é de que encontre mais de 20 mil exoplanetas dentro de dois anos.