NASA tentará lançar telescópio TESS com a SpaceX de novo nesta quarta (18)

Por Wagner Wakka | 18 de Abril de 2018 às 17h50
NASA
Tudo sobre

NASA

A NASA vai tentar nesta quarta-feira (18) novamente fazer lançamento do telescópio espacial TESS, que continuará a missão atual do telescópio Kepler. A Agência teve de adiar a missão que estava programada para segunda (16) por conta de problemas técnicos com o foguete Falcon 9, da SpaceX, o qual levará o TESS ao espaço. O lançamento está agendado para às 19h30 do horário de Brasília com transmissão oficial da NASA pela internet.

TESS é sigla para Transiting Exoplanet Survey Satellite, um telescópio que será utilizado como substituto do Kepler, com o objetivo de continuar a missão de varrer o espaço em busca de planetas que orbitam outras estrelas, além do nosso Sol. Isso porque o Kepler está com combustível suficiente para operar somente por mais alguns meses, e o TESS, além de tudo, é mais moderno e poderoso do que seu antecessor.

Para acompanhar a missão, basta ir ao site da NASA TV, rede na qual a transmissão começa a partir das 19h. A live também será feita pelo YouTube, e você pode conferi-la no vídeo abaixo a partir das 19h desta quarta:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Além disso, o canal Mensageiro Sideral vai acompanhar o lançamento com comentários em português. A transmissão é comandada por Salvador Nogueira:

Assim como o Kepler, o TESS vai herdar o apelido de “caçador de exoplaneta”, exatamente por ajudar cientistas na busca de planetas fora do Sistema Solar. Como o Kepler deve parar de funcionar em breve, o TESS entrará em seu lugar. Até o momento, foram catalogados 2.345 exoplanetas, e há outros milhares no processo de confirmação.

Com mais capacidade de processamento, o TESS pode varrer uma área 350 vezes maior do que o Kepler. A projeção é de que encontre mais de 20 mil exoplanetas dentro de dois anos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.