NASA seleciona duas propostas de experimentos com física de fluidos na ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Maio de 2021 às 17h40

cookelma/Envato
Tudo sobre NASA

O Physical Sciences Research Program (“Programa de Pesquisa em Ciências Físicas”, em tradução livre), da NASA, selecionou duas novas propostas para a realização de experimentos científicos na Estação Espacial Internacional (ISS). Os experimentos serão feitos com um novo módulo de ebulição de fluxo do laboratório orbital e darão suporte à pesquisa de transferência de tanque de propelente criogênico no espaço.

As propostas selecionadas vão receber a soma de US$ 2,46 milhões ao longo de cinco anos para desenvolver os projetos, e vêm de duas instituições: uma delas é uma colaboração entre a Universidade de Illinois e o Raytheon Technologies Research Center. A ideia é combinar novas técnicas experimentais de visualização na Terra e na ISS com o uso de simulações computacionais, como uma forma de melhorar nosso entendimento dos processos de resfriamento na Terra e na microgravidade.

Já a segunda proposta, originada de uma colaboração entre a Case Western Reserve University, o Glenn Research Center da NASA, e a empresa HX5, visa a condução de experimentos de longa duração na Terra e na microgravidade para produzir uma base de dados ampla de experimentos de resfriamento. Depois, os dados serão usados para a validação de modelos numéricos.

As pesquisas realizadas a partir destas propostas irão contribuir para o desenvolvimento da compreensão do resfriamento fundamental. Trata-se de um processo de resfriamento da linha de transferência entre tanques criogênicos que armazenam propelente, com o uso de técnicas experimentais combinadas e simulações computacionais. Para isso, as pesquisas recebem suporte do programa Physical Sciences Research, que realiza pesquisas fundamentais para realizar descobertas científicas pioneiras, possibilitar a exploração espacial e beneficiar a vida na Terra.

Com o programa, são realizadas pesquisas que investigam as leis fundamentais do universo e como acontecem os fenômenos físicos em microgravidade, além de conduzir pesquisas que contribuam para o entendimento das tecnologias de exploração espacial necessárias para que a humanidade retorne à Lua e vá além.

Os dados e modelagens destas investigações irão melhorar a base de entendimento para o desenvolvimento de novos sistemas de transferência de propelentes criogênicos para tanques, tecnologias essenciais para os futuros planos de exploração espacial da NASA.