Publicidade

NASA revela protótipo de van elétrica para o programa Artemis

Por| Editado por Rafael Rigues | 28 de Julho de 2022 às 12h30

Link copiado!

NASA/Kim Shiflett
NASA/Kim Shiflett
Tudo sobre NASA

A NASA publicou algumas fotos que nos mostram um pouco do que esperar das vans que levarão os astronautas do programa lunar Artemis do vestiário à plataforma de lançamento. As imagens foram publicadas em maio, e mostram alguns técnicos do Centro Espacial Johnson vestindo trajes laranja de voo em um protótipo de veículo elétrico Gamma, da montadora Canoo.

Uma das fotos mostra o lado externo do veículo, marcado pelos logos da NASA e do programa Artemis. Em outra, dois técnicos aparecem com os trajes, sentados no banco de trás do veículo. “Representantes da Canoo estavam no espaçoporto, demonstrando a frota de veículos ecologicamente corretos”, escreveu a NASA, na legenda da foto.

Continua após a publicidade

Por meio do contrato com a NASA, a Canoo vem trabalhando em vans com emissão zero de carbono, que serão o meio de transporte dos astronautas a partir da missão Artemis II, com lançamento estimado para 2024. Os veículos devem comportar até oito pessoas — este total inclui quatro astronautas vestidos com trajes espaciais — para o deslocamento até a plataforma de lançamentos do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Segundo a NASA, a frota terá três veículos projetados especialmente para o transporte de astronautas totalmente vestidos em trajes espaciais, equipe de apoio e equipamentos. “Os novos veículos serão baseados nos modelos totalmente elétricos LV, personalizados para as necessidades únicas da NASA”, explicaram representantes da agência espacial no anúncio da parceria, em abril.

Entretanto, um dia antes de a NASA publicar as fotos, representantes da Canoo protocolaram um documento, em que afirmavam que os desafios financeiros que a empresa vem enfrentando são uma “preocupação contínua” em função do prejuízo de US$ 125,4 milhões no primeiro trimestre. No documento, a Canoo relata “dúvidas substanciais sobre a capacidade de a empresa de continuar operando por 12 meses, a partir da data de emissão das demonstrações financeiras”.

Fonte: NASA (Flickr)