NASA recomenda que SpaceX mantenha foco na segurança após anomalias
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
A NASA recomendou que a SpaceX mantenha o foco na segurança em seus voos espaciais tripulados. O alerta veio em uma reunião do Painel de Consultoria de Segurança Aeroespacial (ASAP) após uma série de anomalias ocorridas nos foguetes Falcon 9 e nas cápsulas Crew Dragon.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Tragédias espaciais: os 10 maiores acidentes de todos os tempos
- Estágio de foguete da SpaceX falha ao pousar e pega fogo; veja vídeo
O evento contou com Kent Rominger, astronauta aposentado que faz parte do comitê. Ele destacou a lista de “problemas recentes” com o foguete e a espaçonave da SpaceX — um deles é a falha no lançamento do Falcon 9 ocorrida em julho. Mais recentemente, o segundo estágio do Falcon 9 sofreu uma anomalia durante o lançamento da missão Crew-9. Já a Crew-8 teve um pequeno atraso na abertura dos paraquedas no retorno à Terra.
“Quando analisamos esses incidentes recentes nas últimas semanas, podemos dizer que é evidente que operar com segurança exige uma atenção significativa aos detalhes à medida que o hardware envelhece e o ritmo das operações aumenta”, declarou ele. “Tanto a NASA quanto a SpaceX precisam manter o foco em operações seguras da Crew Dragon e não deixar de levar a sério nenhuma operação 'normal'”.
Ele observou ainda que tanto a NASA quanto a SpaceX precisam “evitar que o ritmo acelerado das operações atrapalhe o julgamento para garantir que o nível adequado de atenção aos detalhes e o tempo e os recursos apropriados sejam dedicados para entender completamente a causa raiz e implementar ações corretivas”. Nenhum membro do painel ofereceu recomendações específicas para estas questões.
Nave Starliner, da Boeing
As discussões abordaram também o conturbado teste de voo tripulado com a nave Starliner, da Boeing, que levou os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams à Estação Espacial Internacional. As anomalias na espaçonave levaram a NASA a decidir mantê-los por lá para voltarem à Terra com uma nave Dragon, da SpaceX.
Em sua fala, Rominger não trouxe novas colocações sobre os problemas de propulsão e vazamentos da Starliner, mas elogiou a atuação da NASA em relação à análise dos problemas e tomada de decisões. Esse trabalho foi feito “de uma maneira muito inclusiva”, disse. “O fato de que muitas pessoas estavam dispostas a se manifestar foi revelador por si só e representativo de uma cultura de segurança saudável”.
Fonte: SpaceNews