Publicidade

NASA quer ter astronautas vivendo e trabalhando na Lua ainda nesta década

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Novembro de 2022 às 12h10

Link copiado!

Reprodução/NASA/Twitter
Reprodução/NASA/Twitter
Tudo sobre NASA

A NASA acredita ser possível ter pessoas vivendo e trabalhando na Lua ainda nesta década. A estimativa vem de Howard Hu, líder do programa da cápsula Orion, que comentou o lançamento da missão Artemis I durante uma entrevista realizada no domingo (20).

Após uma série de adiamentos, a NASA lançou a missão com o foguete Space Launch System. O veículo deixou a plataforma de lançamentos do Kennedy Space Center no dia 16, levando a cápsula Orion com destino à Lua. A nave não tem tripulantes a bordo, mas sim manequins, que vão coletar dados durante o voo.

Continua após a publicidade

Hu descreveu que o lançamento da missão representa o primeiro passo para a exploração de longo prazo do espaço profundo não apenas para os Estados Unidos, mas para o mundo. “Estamos voltando para a Lua e estamos trabalhando para um programa sustentável”, disse.

Ele lembra que, se a missão Artemis I tiver sucesso, as demais serão tripuladas. A Artemis II, que tem lançamento estimado para 2024, levará astronautas para a órbita lunar, e a Artemis III realizará o primeiro pouso tripulado na Lua em mais de 50 anos, desde o fim do programa Apollo — e, desta vez, a missão levará a primeira astronauta mulher ao nosso satélite natural.

A Artemis III deverá pousar perto do polo sul lunar, onde os astronautas vão passar cerca de uma semana em nosso satélite natural em busca de água, recurso essencial tanto para a estadia na Lua quanto para o lançamento de futuras missões a Marte. “Vamos enviar pessoas à superfície lunar para viver por lá e conduzir ciência", destacou ele.

“Será muito importante aprendermos um pouco além da nossa órbita da Terra, para depois darmos um grande passo quando formos a Marte”, explicou Hu. “As missões do programa Artemis vão nos permitir ter uma plataforma sustentável e um sistema de transportes, que vão nos ensinar como operar no espaço profundo”, finalizou.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC