NASA quer levar a internet terráquea para o resto do Sistema Solar e além

Por Redação | 01 de Dezembro de 2017 às 10h57
photo_camera divulgação

A NASA está planejando levar a nossa internet para o resto do Sistema Solar e além. Para isso, uma selfie tirada pela equipe da Estação McMurdo da Fundação Nacional de Ciência, na Antártica, foi transmitida para a estação espacial internacional no último dia 20 de novembro utilizando a nova tecnologia desenvolvida.

Na imagem, da esquerda para a direita, Mark Sinkiat, Peter Fetterer e Salem El-nimri, todos engenheiros da NASA, aparecem próximos à placa de sinalização da Estação McMurdo segurando uma foto de Vint Cerf, um colaborador da agência que ajudou a desenvolver a tecnologia.

Equipe da NASA posa para selfie em grupo na placa de entrada da Estação McMurdo, na Antártica

Juntamente com o artigo, foi publicado um vídeo didático que explica como a nova tecnologia funciona. Ele pode ser visto abaixo (em inglês):

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O vídeo explica que a internet interplanetária vai levar nossa rede terráquea para o resto do Sistema Solar e além, resolvendo a demanda de espaçonaves que precisam se comunicar através de imensas distâncias. A NASA lidera o desenvolvimento de uma nova tecnologia, batizada como Disruption Tolerant Networking, ou
Rede Tolerante a Interrupções, em tradução livre, para dar conta dessa demanda. Nela, as conexões end-to-end não são necessárias. 

Na internet que conhecemos aqui na superfície terrestre, computadores se comunicam através de endereços de IP e, caso a conexão seja interrompida, os dados de informação são perdidos definitivamente e precisam ser reenviados pela fonte original. A Disruption Tolerant Network permite que essas interrupções aconteçam sem a necessidade de reenvio dos dados, pois os armazena até que a conexão seja restabelecida.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.