Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA pode colocar foguete SLS para voar só em meados de 2021

Por| 11 de Outubro de 2019 às 21h00

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O novo e poderoso foguete da NASA, chamado Space Launch System (SLS), está com o desenvolvimento bastante atrasado, é verdade, mas parece que agora vai: Ken Bowersox, administrador associado interino de exploração e operações humanas da NASA, declarou durante um simpósio nos Estados Unidos que o primeiro lançamento do SLS pode acontecer até meados de 2021.

A ideia é usar o SLS já na missão Artemis 1, que iniciará os testes de voo do atual programa lunar da agência espacial, mirando no pouso em 2024. Para que esse cronograma seja mantido, a NASA precisará terminar a construção do estágio central do veículo já no final deste ano de 2019, para que testes de incêndio estático sejam feitos nos primeiros seis meses de 2020.

Caso esses testes sejam bem sucedidos, o passo seguinte será transportar o estágio central do SLS para o Centro Espacial Kennedy, onde será integrado com seus dois propulsores, além do estágio superior e a nave tripulável Orion, também em desenvolvimento pela NASA e essencial para o programa Artemis.

Continua após a publicidade

"Temos a chance de realmente ter um foguete na pista e lançá-lo até o final do próximo ano", disse Bowersox, "mas quando você começa a considerar incertezas diferentes, é mais provável que mudemos para 2021". Sendo assim, fica praticamente certo que o SLS somente será inaugurado em 2021, ainda que exista uma pequena chance de isso acontecer em 2020.

Fonte: Spacenews