Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA financia projeto para explorar crateras próximas ao polo sul da Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Julho de 2021 às 12h51

Link copiado!

Intuitive Machines
Intuitive Machines
Tudo sobre NASA

Em parceria com a Universidade Estadual do Arizona (ASU, na sigla em inglês), a empresa Intuitive Machines está desenvolvendo um pequeno veículo lunar chamado Micro-Nova, destinado a registrar as primeiras imagens do interior das crateras próximas ao polo sul da Lua. Para isto, o projeto recebeu um financiamento de US$ 41,6 milhões da NASA e deve ser lançado em dezembro de 2022, junto ao módulo de pouso Nova-C.

Através do Micro-Nova, que terá cerca de 72 centímetros de comprimento, a missão terá capacidade de transportar até 1 kg de carga útil em um percurso de mais de 2,5 km em direção às crateras lunares. O principal objetivo é realizar o primeiro levantamento em alta resolução desta região próxima ao polo sul lunar. “Micro-Nova é a nossa primeira chance de explorar de dentro de uma região lunar permanentemente sombreada (PSR)”, explica Mark Robinson, líder da missão e professor da ASU.

Continua após a publicidade

A missão com o Micro-Nova fornecerá a base de dados essenciais para o desenvolvimento das futuras missões de exploração lunar a longo prazo. O veículo estará munido dos equipamentos necessários para analisar como a água presente nessas crateras do polo sul lunar migram, além de estimar a flutuação de temperaturas por ali.

Tim Crain, diretor de tecnologia da e co-fundador da Intuitive Machines, afirma que existem cientistas de nível mundial na Escola de Exploração da Terra e do Espaço da ASU, e que o conhecimento deles é essencial para o desenvolvimento deste projeto. “O conhecimento deles sobre questões científicas e como obter dados para responder a essas questões na lua, juntamente com nossa compreensão dos sistemas de engenharia e como colocar instrumentos para coletar esses dados, é realmente mágico", acrescenta Crain.

A Intuitive Machines está cada vez mais em evidência com seu programa de exploração lunar, o qual pretende colocar a primeira sonda no polo sul lunar através da missão PRIME-1, desenvolvida para analisar quais recursos locais da Lua poderão ser usados quando humanos estiverem baseados por lá.

Fonte: Moon Daily, ASU