NASA descobre que estrela tem oito planetas em órbita, similar ao Sistema Solar

Por| 15 de Dezembro de 2017 às 10h35

NASA

A NASA anunciou, no início desta semana, que faria uma grande revelação sobre uma descoberta feita com o telescópio espacial Kepler. Segundo a transmissão ao vivo realizada na quinta-feira (14), o telescópio encontrou um novo conjunto de planetas orbitando uma estrela.

Batizado de Kepler-90, o sistema estelar conta com oito planetas que orbitam sua estrela a uma distância parecida com a dos planetas que nos cercam aqui no Sistema Solar. Sete dos objetos já eram conhecidos, e as novas descobertas se devem à tecnologia de aprendizado de máquina.

Para que o Kepler pudesse cumprir sua missão, os pesquisadores Christopher Shallue e Andrew Vanderburg desenvolveram uma programação de identificação por leituras de luz. Então, cada vez que um planeta passava em frente à estrela, o telescópio registrava uma leve oscilação nos brilhos capturados.

"O sistema estelar do Kepler-90 é como uma mini-versão de nosso Sistema Solar. Você tem pequenos planetas dentro e grandes planetas fora, mas todos estão agrupados mais perto", contou Vanderburg. Os pesquisadores acreditam que, com o sucesso do projeto, a mesma técnica de aprendizado de máquina pode ser usada em novas descobertas. Vanderburg também revelou que foram registrados vários "falsos positivos" durante o processo, mas em 96% do tempo os resultados foram reais.

"Eu tenho certeza que existem mais informações esperando serem descobertas por nós", destacou Jessie Dotson, cientista do centro de pesquisa da NASA no Vale do Silício. O novo e oitavo planeta, que recebeu o nome de Kepler 90-i, conta com superfície de temperatura de 371ºC, então ainda não é dessa vez que encontraremos um outro planeta que possa abrigar seres humanos.