Publicidade

NASA cria playlist com 22 sons fantasmagóricos do espaço

Por| 07 de Novembro de 2017 às 15h10

Link copiado!

NASA cria playlist com 22 sons fantasmagóricos do espaço
NASA cria playlist com 22 sons fantasmagóricos do espaço

"Spooky Sounds from Across the Solar System" é o nome da playlist que a NASA decidiu criar com os sons mais fantasmagóricos que suas naves e sondas capturaram no Sistema Solar. A agência coletou sinais de rádio que foram convertidos para ondas sonoras, resultando em "músicas" para lá de assustadoras.

A playlist inclui ecos de radares, ondas de plasma e poeiras sendo esmagadas em cometas. Entre as 22 faixas, a agência espacial dos Estados Unidos explicou algumas delas:

  • O "rugido" de Júpiter: os instrumentos da sonda Juno gravaram o choque de sua entrada no campo magnético do gigante gasoso, resultando em uma espécie de rugido espacial.
  • Emissões de rádio de Saturno: o planeta é uma fonte intensa de emissão de ondas de rádio, e a sonda Cassini coletou uma imensidão delas. Essas ondas se relacionam com as auroras dos polos do planeta.
  • Sons de Júpiter coletados pela Galileo: em 1996, a sonda Galileo passou por Júpiter, gravando ondas de plasma entre o planeta e sua maior lua, Ganimedes.
  • O encontro com um cometa: a sonda Stardust, em 2011, passou pelo cometa Tempel 1, e os sons foram registrados quando a nave se chocou contra partículas e pequenas rochas liberadas pelo objeto.

A playlist completa está disponível gratuitamente no SoundCloud oficial da NASA, mas você pode conferi-la no player abaixo:

Continua após a publicidade

Fonte: NASA