NASA cria playlist com 22 sons fantasmagóricos do espaço

Por Patrícia Gnipper | 07 de Novembro de 2017 às 15h10

"Spooky Sounds from Across the Solar System" é o nome da playlist que a NASA decidiu criar com os sons mais fantasmagóricos que suas naves e sondas capturaram no Sistema Solar. A agência coletou sinais de rádio que foram convertidos para ondas sonoras, resultando em "músicas" para lá de assustadoras.

A playlist inclui ecos de radares, ondas de plasma e poeiras sendo esmagadas em cometas. Entre as 22 faixas, a agência espacial dos Estados Unidos explicou algumas delas:

  • O "rugido" de Júpiter: os instrumentos da sonda Juno gravaram o choque de sua entrada no campo magnético do gigante gasoso, resultando em uma espécie de rugido espacial.
  • Emissões de rádio de Saturno: o planeta é uma fonte intensa de emissão de ondas de rádio, e a sonda Cassini coletou uma imensidão delas. Essas ondas se relacionam com as auroras dos polos do planeta.
  • Sons de Júpiter coletados pela Galileo: em 1996, a sonda Galileo passou por Júpiter, gravando ondas de plasma entre o planeta e sua maior lua, Ganimedes.
  • O encontro com um cometa: a sonda Stardust, em 2011, passou pelo cometa Tempel 1, e os sons foram registrados quando a nave se chocou contra partículas e pequenas rochas liberadas pelo objeto.

A playlist completa está disponível gratuitamente no SoundCloud oficial da NASA, mas você pode conferi-la no player abaixo:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.