NASA captura imagem de galáxia que pode ser tão antiga quanto o universo

Por Redação | 16 de Janeiro de 2018 às 16h51

Galáxias muito distantes costumam ser capturadas em imagens como pequenos pontos avermelhados. Esses aglomerados espaciais ficam a uma distância tão grande da Terra que mesmo os telescópios mais potentes da atualidade são incapazes de identificá-los com exatidão, diferenciando-os de outras estrelas e objetos. Mas o Hubble, da NASA, conseguiu registrar uma imagem rara e com definição razoável da galáxia mais distante e antiga conhecida pela humanidade, que pode ser tão antiga quanto o próprio universo.

A galáxia chamada SPT0615-JD aparece na fotografia um tanto quanto distorcida, e isso acontece por conta do efeito chamado de "lente gravitacional", quando objetos extremamente distantes têm sua imagem distorcida aos nossos olhos devido a uma distorção no espaço-tempo causada por objetos de grande massa posicionados entre a galáxia em questão e o observador.

A galáxia SPT0615-JD (Reprodução: NASA)

De acordo com a agência espacial, o atual registro dessa galáxia, revelando uma quantidade grande de detalhes, foi possível justamente graças ao campo gravitacional gerado por um conjunto de galáxias chamado SPT-CL J0615-5746, que fica entre a Terra e a luz distorcida da galáxia fotografada. Então, o efeito das lentes gravitacionais permitiu que sua imagem fosse capturada.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"O campo gravitacional desse conjunto de galáxias não somente amplificou a luz da galáxia de fundo, como também manchou a imagem dela em um arco. A análise de imagem mostra que a galáxia pesa em mais de 3 bilhões de massas solares, tendo menos de 2.500 anos-luz de tamanho", explicou a NASA. Ainda segundo a agência, "o objeto é considerado prototípico de galáxias jovens que emergiram durante a época pouco depois do Big Bang".

Estima-se que a galáxia SPT0615-JD tenha mais de 13 bilhões de anos de idade, sendo que o Universo deve ter algo entre 13 e 14 bilhões de anos. Sendo assim, esta galáxia realmente pode ser uma das primeiras criadas em toda a história do universo.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.