Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA apoiará doutoranda paraibana para pesquisar atmosfera de planetas distantes

Por| 13 de Agosto de 2018 às 19h25

Link copiado!

NASA apoiará doutoranda paraibana para pesquisar atmosfera de planetas distantes
NASA apoiará doutoranda paraibana para pesquisar atmosfera de planetas distantes
Tudo sobre NASA

A paraibana Raíssa Estrela está pronta para cursar parte do seu doutorado sobre a atmosfera de astros fora do nosso Sistema Solar na NASA. Ela, que começou sua formação estudando Ecologia na UFRN, mudou de rumo acadêmico quando o professor Renan Medeiros ofereceu-lhe uma bolsa de iniciação científica na área da astrofísica. “Eu sempre quis fazer astrofísica, só que eu tinha um pouco de receio, então eu acabei começando em outra área que eu também gostava”, disse Estrela, mostrando que o incentivo à pesquisa é importante para as carreiras científicas no Brasil.

A pesquisa da doutoranda paraibana se debruça sobre as atmosferas de astros estrangeiros ao nosso Sistema Solar, de forma a tentar entender a natureza desses planetas distantes. “É estudar a composição da atmosfera desses planetas, para ver do que eles são formados, quais tipos de moléculas que têm lá, se tem oxigênio, se tem metano. Então tudo que a gente vê vai dizer se esse planeta pode ter vida ou não”, explica a cientista.

Segundo Estrela, desde o início da graduação ela se esforçou para construir um currículo que a ajudasse a entrar na área da pesquisa científica, o que facilitou muito seu acesso à NASA durante o doutorado: “Eu já comecei me iniciando na pesquisa em ciências, então durante toda essa minha carreira acadêmica eu fui construindo de forma a ter artigos, a ter publicações que aumentassem minha bagagem. Tudo isso fez com que eu tivesse pontos positivos para que a NASA conseguisse me aceitar, hoje em dia, como estudante”.

Continua após a publicidade

Fonte: G1